
Temporal deixou 994 danificadas e uma totalmente destruída. Quase quatro mil pessoas foram afetadas, segundo a Defesa Civil
Pelo menos nove municípios do Paraná sofreram com a incidência de chuva e forte granizo na tarde desta terça-feira (12). De acordo com a Defesa Civil Estadual, o temporal começou por volta das 15h em várias regiões do estado e deixou 994 danificadas e uma totalmente destruída. Quase quatro mil pessoas foram afetadas e quatro estão desabrigadas.
O último boletim da Defesa Civil, atualizado às 17h50, aponta chuva com granizo nas cidades de Santo do Lontra, Bela Vista da Caroba, Pérola do Oeste, Lapa, São José dos Pinhais, Santa Izabel do Oeste e Boa Vista da Aparecida.
Moradores enviaram fotos e vídeos do granizo e fortes ventos em alguns bairros de Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande. Várias ruas da capital paranaense ficaram alagadas. Na BR-376, em Ponta Grossa, policiais rodoviários federais enviaram fotos da tempestade em frente à unidade operacional Furnas.
Por causa da chuva, 800 casas permanecem sem energia elétrica desde as 17h30 no bairro Alto da Glória. Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), os serviços devem ser normalizados até as 20h desta terça.
De acordo com o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar), as áreas de instabilidade que estavam sobre o Paraguai avançaram em direção ao oeste, sudoeste e sul do Paraná. O Simepar reforçou que as pancadas de chuvas podem surgir acompanhadas de descargas elétricas.
Previsão
Na quarta-feira (13), o tempo deve seguir instável com pancadas de chuvas na metade sul do Paraná. As chuvas acontecem com mais intensidade nas regiões oeste, sudoeste e sul do estado no período da manhã e a tarde, conforme o Simepar.
A Região Metropolitana de Curitiba e no litoral paranaense também podem registrar pancadas de chuvas rápidas e isoladas entre o final da tarde e o início da noite. O tempo deve permanecer estável, com temperaturas altas e umidade do ar baixa nas regiões da metade norte do Paraná. O forte aquecimento nesta região deve continuar até quinta-feira (14). No fim de semana, o frio deve voltar com mais intensidade.