O Paraná deve finalmente voltar a ter dias de sol e calor a partir da segunda quinzena de novembro. Após um mês de outubro marcado por instabilidade e chuvas persistentes, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta que a tendência é de melhora gradual nas condições climáticas ao longo do novo mês.

De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, as primeiras semanas de novembro ainda terão influência de sistemas atmosféricos que vêm atuando desde o fim de outubro.
“O mês começa com temperaturas mais baixas e chuva frequente, mas, conforme avançarmos para a segunda metade, o sol deve aparecer com mais força e o tempo ficará mais seco e quente”, explica.
Nas últimas semanas, o excesso de chuva e a nebulosidade mantiveram o clima ameno em grande parte do Estado, especialmente nas regiões Central e Leste, incluindo Curitiba e o Litoral. Essa sequência de dias úmidos e frios está relacionada a fenômenos de grande escala que têm favorecido a passagem constante de frentes frias.
A boa notícia é que esse cenário não deve durar muito. A partir da segunda quinzena, a previsão indica o retorno do sol e calor no Paraná com períodos mais longos de tempo firme, intercalados por pancadas de chuva mais isoladas. Com o aumento da presença solar, as temperaturas também sobem, especialmente no interior do estado.
“Vamos ter uma verdadeira gangorra climática ao longo de novembro”, resume Kneib. “O mês começa com frio e chuva, mas termina com sol, calor e maior espaçamento entre os períodos de instabilidade”.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!