O trânsito ficou bastante confuso com o desligamento de muitos semáforos em vários pontos da cidade
Um temporal que atingiu Curitiba e municípios da Região Metropolitana causou muitos transtornos na tarde desta quarta-feira (21). Por volta das 13 horas, nuvens carregadas já anunciavam que uma tempestade se aproximava da capital. A forte chuva que caiu, com ocorrências de granizo em alguns pontos, alagou rapidamente algumas ruas de Curitiba. O trânsito também ficou bastante confuso com o desligamento de semáforos em vários pontos da cidade.
Leia também:
Fortes chuvas devem continuar nesta quinta-feira. Confira a previsão do tempo
Granizo e vendaval já atingiram mais de mil pessoas no Paraná
A chuva que atingiu principalmente os bairros de Santa Felicidade, Campo Comprido e São Braz prejudicou o atendimento em algumas unidades da Prefeitura de Curitiba. Dois Centros Municipais de Educação Infantil, Camponesa e Saturno, na região de Santa Felicidade, estão com atividades paralisadas porque a água atingiu as salas de aula.
Naquela mesma região da cidade, a Unidade de Pronto Atendimento Campo Comprido ficou sem luz, funcionando com gerador de energia para atender apenas casos considerados de emergência. As Unidades de Saúde Tancredo Neves e Gabineto, na Cidade Industrial, também ficou sem energia elétrica e suspendeu os atendimentos. Segundo a Copel, 22 mil residências de Curitiba tiveram a energia elétrica cortada em razão do temporal. Os bairros mais afetados pelo apagão são Santa Quitéria, Novo Mundo, Santo Inácio e Campina do Siqueira.
Um eucalípto caiu dentro do terreno da escola Dario Veloso, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), e danificou a biblioteca (veja fotos na galeria de imagens acima). No momento, há 91 sinaleiros apagados, ou em alerta, principalmente nos bairros Juvevê, Água Verde e Portão. Equipes da Setran estão nos locais mais complicados. Os cruzamentos entre as ruas Brasílio Itiberê com Alferes Poli e Engenheiros Rebouças com Westphalen estão bloqueados em função de alagamento. Agentes estão na região desviando trânsito.
O bairro mais atingido foi o de Santa Felicidade, com registro de 60,8 milímetros em uma hora, registrado nos pluviômetros da prefeitura. No São Braz foram 51,8 milímetros no mesmo período, Vista Alegre 35 milímetros e no Centro 16,6 milímetros.
De acordo com o Simepar, o temporal foi causado por um deslocamento de uma frente fria pelo Oceano, na altura do Sul do Brasil. Em razão do temporal, as temperaturas caíram 6 graus em meia hora, passando de 31°C para 25°C. A região norte foi a mais atingida pela chuva, que foi de em média 50 milímetros em uma hora.
No Paraná
A Defesa Civil do Paraná informou que as ocorrências de vendaval e chuvas de granizo, que atingiram várias regiões do estado, desde a noite de terça-feira (20), afetaram 1.017 pessoas e danificaram 183 casas em nove municípios. As cidades mais prejudicadas foram Chopinzinho, com 70 casas danificadas e Pérola do Oeste, com 30 residências atingidas.