Quem olhar para os céus na noite desta quarta-feira (14) pode encontrar um dos últimos eventos astronômicos do ano. Será quando a chuva de meteoros Geminídeas atingirá o seu pico.

Leia também:

As Geminídeas são consideradas uma das chuvas de meteoros mais espetaculares do ano, com a possibilidade de se avistar cerca de 120 meteoros por hora em seu pico, que acontece entre esta quarta e quinta-feira (15).

Ao contrário da maioria das outras chuvas de meteoros, as Geminídeas não estão associadas a um cometa, mas a um asteroide: o 3200 Phaethon. O asteroide leva cerca de 1,4 ano para orbitar o Sol.

As Geminídeas podem ser vistas em todo o Brasil. Conforme a Metsul Meteorologia, entre 21h e 4h o céu terá uma ótima visibilidade para enxergar a chuva, sendo entre 21h20 e 23h15 os melhores horários para a observação. Até o dia 20 as Geminídeas estarão em atividade, mas o pico será na noite desta quarta.

Isso não significa que não será possível ver novamente esse espetáculo. Apenas que neta quarta será o melhor dia para isso. Cabe lembrar que para tentar observar as chuvas de meteoros é necessário estar em um local com baixa poluição luminosa.

O Observatório Nacional recomenda que o observador procure um local escuro, se possível afastado das grandes cidades, para evitar a poluição luminosa. Além disso, deve-se apagar as luzes em volta e contar com que o tempo esteja aberto.

Nebulosidade no sul do Brasil

As condições para a observação não poderiam ser melhores para a observação no Rio Grande do Sul, afinal a previsão é de céu claro e sem nuvens em quase todo o estado nesta noite de quarta-feira.

Com exceção de áreas do Nordeste catarinense e do Leste do Paraná, o tempo vai estar aberto no restante do Sul do Brasil com condições perfeitas de observação.