A forte chuva que caiu na tarde desta segunda-feira (22) em várias regiões de Curitiba causou muitos transtornos por toda a cidade. Até o meio da tarde choveu 60,2 mm, o equivalente a 38% do volume de água médio do mês.  Um dos pontos mais prejudicados foi a região do Alto da XV. O estacionamento de um shopping da região ficou completamente alagado e a água chegou a cobrir parte dos veículos parados.

No Jardim das Américas, onde fica localizada a estação meteorológica do Simepar, em 30 min registrou 43,4 mm, até às 15h30min o acumulado é de 63,4 mm.

De acordo com o órgão, a terça-feira (23) deve continuar com chuvas e tempo instável em todas as regiões paranaenses. A grande área de baixa pressão atmosférica que predomina em boa parte da Região Sul do Brasil, associada a umidade e ao calor elevado, favorecem o desenvolvimento de nuvens com potencial para provocar chuvas no Estado. As chuvas mais significativas ocorrem a partir do período de maior aquecimento diurno. O tempo segue sem uma elevação tão expressiva nas temperaturas em todas as regiões do Paraná.

Segundo a prefeitura de Curitiba, há vários pontos de alagamento no Alto da XV, nas ruas José de Alencar e Padre Germano Mayer; no Cajuru; ruas Engenheiros Rebouças e Iapó, no Rebouças; Avenida Erasto Gaertner, no Bacacheri e no Atuba, na região da Linha Verde.

A Defesa Civil ainda não recebeu ocorrências. A Secretaria Municipal de Trânsito identificou um semáforo apagado no Alto da Glória, para qual já foi enviada equipe de trabalho. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as regiões mais afetadas até agora são Alto da XV, Almirante Tamandaré, Boa Vista e Araucária. Ainda não há dados de quantas pessoas foram atingidas.

Na Visconde de Guarapuava, diversas ruas ficaram alagadas e as chuvas transformaram as garagens de edifícios em verdadeiras cascatas. O vídeo foi feito pela telespectadora Alline Horobinski.

Na reportagem exibida no RIC Notícias, você confere mais imagens da chuva em toda a Região Metropolitana de Curitiba: