Segundo dados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), não chove em um fim de semana na Cidade Canção desde o dia 26 de junho. Com a chegada de uma frente fria vinda da Argentina, a previsão é de que o sábado (15/8) e o domingo (16/8) sejam marcados por chuva ao longo de todo o dia em Maringá.

Para o sábado, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê um dia parcialmente nublado mas com pouca quantidade de chuva. A precipitação de água não deve chegar a 5 mm.

Já no domingo, a chuva deve ser mais intensa, passando dos 20 mm em Maringá e região. Com a chegada da chuva mais intensa, as temperaturas também devem cair. No sábado a máxima fica na casa dos 25ºC e no domingo cai para 21ºC.

Chuva em Maringá pode trazer estragos

Segundo o geógrafo climatologista Leandro Zandonardi, coordenador da Estação Climatológica da UEM, é possível que a chuva do fim de semana cause alguns estragos na cidade.

“Como se trata de um sistema frontal [frente fria] que está avançando pelo sul do país, ao adentrar a região que está bastante aquecida, pode gerar instabilidades atmosféricas mais intensas, que podem incluir ventos e chuvas mais fortes e até mesmo a granizo”, diz Zandonardi.

Segundo o especialista, por Maringá ser uma cidade muito arborizada a chance de algumas delas quebrarem é grande. “Muitas arvores já são velhas, doentes, com raízes rasas ou sob ação de pragas, como os cupins, por isso estão mais propensas a essas instabilidades da atmosfera.”

A previsão do Simepar é que a chuva continue em Maringá até quinta-feira (20/8). Após a passagem da chuva, as temperaturas continuam baixas na cidade. A máxima não deve passar dos 11ºC na sexta-feira (21/8), com risco de geada em Maringá. Também tem riscos de geado no sábado (22/8), quando a mínima fica em 3ºC.

Em Curitiba e região, o sábado (15/8) deve ser o dia mais frio do ano!!