Segundo o último boletim da Defesa Civil do Paraná, divulgado às 12h desta quinta-feira (2), o número de afetados pelas chuvas em todo o estado subiu para 15.936 mil pessoas. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, em 15 minutos de chuva, que caiu forte na tarde de terça-feira (30), foram mais de 12,6 milímetros de chuva na Capital. Os bairros mais atingidos pelo apagão em Curitiba foram o Pinheirinho, Santa Quitéria e Tatuquara. Nessas localidades, 11 mil consumidores ficaram sem luz.

Até 30 mil pessoas ficaram sem energia elétrica em Curitiba e outras cidades da Região Metropolitana, como Araucária, Fazenda Rio Grande, Pinhais e Quatro Barras.

Confira a matéria exibida no programa Balanço Geral Curitiba:

Paraná

O número total de cidades atingidas em todo o Paraná chega a 43. Os municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná registraram chuva de granizo. As cidades de Bom Jesus do Sul, Ariranha do Ivaí e Rosário do Ivaí decretaram situação de emergência. Francisco Beltrão, no Oeste, já registrou mais de 300 mm de chuva desde a semana passada. O volume histórico do mês de setembro no município é de 163mm. No total 317 casas foram danificadas pelos temporais, 53 pessoas foram desalojadas e 40 estão desabrigadas.

De acordo com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, a ponte sobre o Rio Ivaí, na rodovia PR-492, trecho entre Paraíso do Norte a Rondon, está interditada em um sentido (Rondon-Paraíso do Norte), com tráfego em meia pista controlado por agentes do DER com apoio do BPRV.

Outra questão que preocupa a região Sudoeste é a agricultura. O plantio da soja está paralisado no Paraná, já que os altos volumes de chuva registrados nesses últimos dias, associados à previsão, inviabilizam atividades no campo. Além disso, as chuvas impedem a colheita do trigo, cujas lavouras já estão sendo prejudicadas pelo excesso de umidade, com espigas escuras e encharcadas.

Confira a previsão do tempo para o seu município clicando aqui. 

Nesta quinta-feira (2) o tempo volta a ficar mais estável em boa parte do Paraná. Um ar mais seco e menos aquecido avança pelo Estado, por isso não há condição para chuvas fortes em nenhuma região paranaense. Entre os Campos Gerais e o litoral a nebulosidade fica bastante concentrada, devido ao ingresso de umidade do Oceano. Pode garoar por alguns momentos, e as temperaturas variam pouco durante o dia. No interior o Sol predomina, com temperaturas amenas ao amanhecer.

Veja matéria da RICTV Record: