A chuva que atinge o litoral do Paraná, desde a madrugada de sexta-feira (3), fez com que várias ruas amanhecessem alagadas neste sábado (4). Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), choveu 70 mm nos municípios de Pontal do Paraná e de Guaratuba e 22 mm em Paranaguá até às 11h.
Figura mostra a distribuição das chuvas entre a RMC e as praias. Em Guaratuba e Pontal do Paraná as chuvas atingiram os 70 mm e em Paranaguaá 22 mm. pic.twitter.com/m4tV5BEcj9
— Simepar (@simeparpr) January 4, 2020
A Av. Paraná também, em Guaratuba, ficou alagada:
Mais chuva pela frente
Nas próximas horas, ainda conforme o Simepar, deve continuar a chover no litoral do estado. “Ao longo da tarde e da noite deste sábado as chuvas vão continuar persistentes na região Litorânea, por isso o volume de chuva deve aumentar, inclusive nos municípios da Serra do Mar, Morretes e Antonina”, explicou o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas e ventos intensos para a região. Segundo o órgão, deve chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Ressaca no litoral do Paraná
Na sexta, a Marinha do Brasil também emitiu um alerta – que se estende até a noite de sábado (4) – para a possibilidade de ressaca no litoral do Paraná. De acordo com o aviso, as ondas gigantes são o resultado dos fortes ventos – de até 74 km/h – que poderão atingir a região.
Conforme o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), ondas de até 3,5 metros poderão ocorrer em alto-mar entre Santa Catarina e São Paulo, enquanto na faixa litorânea as ondas poderão alcançar a altura de 2,5 metros.
