Por Mayank Bhardwaj

NOVA DÉLHI (Reuters) – As chuvas de monções cobriram a maior parte dos campos de cana, algodão e soja no oeste da Índia, além de algumas partes das áreas de arroz no centro e no norte do país, afirmou nesta terça-feira o departamento meteorológico do país.

Depois de um início fraco, as chuvas já cobriram quase metade da nação, disse à Reuters uma autoridade do órgão climático indiano na segunda-feira.

O déficit nas chuvas de monções diminuiu para 37% da média de longo prazo, ante 44% registrados entre 1º de junho e 19 de junho, disse o departamento.

Agora, segundo a entidade, as condições são favoráveis para que as monções do sudoeste avancem para o Estado de Gujarat, no oeste do país, e para algumas parcelas adicionais do Estado central de Madhya Pradesh e dos Estados de Uttar Pradesh e Uttarakhand, no norte indiano.

As chuvas de monções são cruciais para que os agricultores plantem cana, milho, algodão, arroz e soja em junho e julho, com colheitas a partir de outubro.

Quase metade das terras agrícolas da Índia contam com falta de irrigação, e as chuvas de monções representam cerca de 70% da precipitação anual do país, sendo fundamentais para o sucesso do setor agrícola na terceira maior economia da Ásia.