25 municípios do Estado tiveram registro de estragos. Mais de 1.200 casas foram danificadas
As fortes chuvas que caíram neste fim de semana em várias regiões do Estado já afetaram cerca de 6 mil pessoas, deixando 86 desabrigadas ou desalojadas, em 25 municípios paranaenses, segundo o último boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, divulgado às 12 horas desta segunda-feira (13). Foram 1.247 casas danificadas.
Veja fotos dos estragos causados pelas chuvas deste fim de semana no Paraná.
A Defesa Civil continua monitorando as chuvas em todas as regiões do Paraná para, de acordo com a necessidade, enviar alimentos, colchões, lonas e telhas para a população atingida.
O tenente Marcos Vidal explica que a tendência é que o número de pessoas afetadas aumente, porque as ocorrências continuam sendo computadas. “Foi uma forte chuva que causou muitos danos. Com a conclusão dos relatórios vamos avaliar se dá para configurar situação de emergência ou não”, disse ele. A previsão, de acordo com o Simepar, é que as chuvas continuem durante a semana, podendo provocar mais danos aos municípios mais afetados.
Confira a previsão do tempo para a sua cidade neste fim de semana clicando aqui.
A cidade paranaense mais atingida, segundo o relatório, é Londrina com 2 mil pessoas afetadas pelo forte vendaval. Além da cidade, os fortes ventos também atingiram Rondon, Ponta Grossa e Santa Cruz do Monte Castelo. Em Rondon duas pessoas ficaram feridas. O maior número de desalojados e desabrigados – 64 pessoas – está em Floresta, na região Noroeste. Pelas fortes chuvas e alagamentos, os municípios atingidos são Amaporã, Jandaia do Sul, Loanda, Lunardelli, Roncador, Santana do Itararé e Umuarama.
Granizo
Além de alagamentos e de vendavais, muitas casas foram danificadas por causa das chuvas de granizos que atingiu várias regiões do Estado. Em Santo Antônio do Sudoeste, 200 casas foram danificadas e 800 pessoas afetadas. Em Janiópolis, cidade de 6,5 mil habitantes localizada na região Oeste, 175 casas foram danificadas, afetando diretamente 700 pessoas. O granizo atingiu ainda Alto Paraíso, Araruna, Barracão, Bom Jesus do Sul, Cafelândia, Floresta, Indianópolis, Marialva, Mauá da Serra, Nova Londrina, São José dos Pinhais e São Pedro do Paraná.
Emergência
Em caso de emergência a população, deve entrar em contato com a Defesa Civil. Em situação de risco à vida, deve-se comunicar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. Caso sejam apenas danos materiais, o telefone da Defesa Civil é o 199.