A instabilidade atmosférica continua predominando sobre o Paraná nesta quinta-feira (9), mas o destaque da previsão é a formação de um novo ciclone que deve alterar o tempo em todo o estado a partir de domingo (12), Dia das Crianças.

foto de raios para ilustrar a chegada de um ciclone no paraná
Temporais atingem o estado no final de semana (Foto: Ilustração/Canva)

O fenômeno será responsável por intensificar a chuva e provocar ventos fortes em várias regiões, especialmente no oeste e sul paranaense, segundo a Climatempo.

Na sexta-feira (10), um cavado meteorológico permanece atuando sobre o estado, mantendo as condições de instabilidade. A chuva deve ganhar força nas regiões centrais logo pela manhã e se espalhar para o norte ao longo do dia.

Há risco de chuva forte e temporais localizados, principalmente nas regiões norte, centro-leste e leste. Em Curitiba, o tempo segue fechado e úmido, com mínimas de 12°C e máximas próximas de 16°C. O frio deve persistir na capital e em boa parte do estado.

O fim de semana começará com uma leve melhora nas condições climáticas. No sábado (11), o transporte de umidade do oceano mantém o céu carregado, especialmente no centro-leste e litoral, onde pode chover de forma fraca e contínua.

Ciclone no Paraná

Já no domingo (12), o tempo muda novamente por causa da formação de um ciclone extratropical e da chegada de uma nova frente fria que vai impactar todo o Sul do Brasil. O sistema deve provocar ventos moderados a fortes em praticamente todo o Paraná, com rajadas mais intensas nas regiões oeste, sudoeste e sul.

As primeiras chuvas devem atingir as cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão logo pela manhã, com intensidade variando de moderada a forte. No decorrer do dia, o mau tempo se espalha para as demais regiões.

A Climatempo alerta para risco de temporais localizados, com possibilidade de chuva intensa, ventos fortes, descargas elétricas e queda de granizo.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.