O Paraná está sob alerta para tempestades severas entre a tarde de sexta-feira (7) e a manhã de sábado (8), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e a Climatempo. As instabilidades serão provocadas pelo calor intenso e pela formação de um ciclone extratropical que deve atuar sobre o Paraná, avançando do Paraguai em direção à costa da Região Sul.

Segundo o Simepar, o calor que antecede a frente fria deve potencializar o risco para chuvas intensas, ventos acima dos 80 km/h e queda de granizo. As tempestades devem começar pelas regiões Sudoeste e Oeste na tarde de sexta-feira, espalhando-se para as demais áreas do estado ao longo da noite.
A previsão indica risco muito alto para ocorrências meteorológicas na metade Oeste do Paraná e risco alto na metade Leste, incluindo Curitiba, Região Metropolitana e o Litoral.
O meteorologista Lizandro Jacóbsen explica que o encontro do ar quente com o sistema de baixa pressão intensifica o cenário.
“O calor e o deslocamento do ciclone extratropical formam uma frente fria muito ativa, que deve causar ventos fortes e chuva localmente intensa em diversas regiões”.
Ciclone no Paraná: madrugada de sábado será de chuva forte
A Climatempo confirma que as pancadas de chuva se espalham por praticamente todo o estado na madrugada de sábado (8), com intensidade moderada a forte e possibilidade de temporais. Cidades como Cornélio Procópio, Bandeirantes, Cascavel e Foz do Iguaçu devem registrar acumulados expressivos de chuva.
Apesar do volume elevado nas primeiras horas do dia, a tendência é de diminuição da intensidade das precipitações até o fim da manhã, concentrando os temporais em pontos isolados do Leste, Norte e Litoral. No período da tarde, o tempo melhora gradualmente na maior parte do estado.
Nas regiões litorâneas, as rajadas de vento devem ser mais fortes, enquanto em Curitiba a previsão é de chuva na madrugada e máxima de 24°C.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui