Hoje, 10 de maio, Maringá comemora 66 anos. Fundada em 1947, a cidade só se elevou a município em 1951, quando deixou de ser distrito de Mandaguari. Mesmo assim, o aniversário é celebrado na data de fundação, quando Maringá ainda não era “independente” .

Maringá, que já foi distrito de Iguatemi, ganhou seus primeiros contornos na prancheta do arquiteto paulista Jorge Macedo Vieira. O projeto incluía largas avenidas, muitas praças e espaço para árvores.  Cada área foi pensada para atender a população de até 200 mil habitantes. Serviços públicos, setores rurais, comerciais e rurais já tinham seu espaço definido.

O planejamento da cidade ainda é perceptível, mas o crescimento foi muito além do que estava no papel. Os traços iniciais não se tornaram limites para a Cidade Canção. Ao contrário, foram o ponto de partida para uma expansão crescente. Maringá tem hoje quase 360 mil habitantes e é o local de trabalho de milhares de pessoas da região.

Desde o início, Maringá foi feita para ser um local de vida saudável, uma cidade com ares de campo. O desafio, porém, é crescer sem prejudicar a qualidade de vida. O tráfego, por exemplo, é um problema sério. Segundo o último levantamento do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), há praticamente um carro por habitante.

Apesar das dificuldades, a Cidade Canção prova que ainda tem potencial de crescimento. Grandes redes industriais, de supermercados e de vestuário já têm ou anunciaram a criação de filiais em Maringá.

A chegada de novas empresas e pessoas tem que ser acompanhada por mudanças. Há muito tempo Maringá superou o que estava no papel e o projeto inicial deixou de ser viável. Para que os próximos 66 anos sejam tão bons quanto esses que já se foram é preciso pensar muito bem o que se quer para o futuro.

Origem do nome
O nome da “Cidade Canção” surgiu justamente de uma música. O compositor Joubert de Carvalho escreveu a letra exaltando a linda Maria do Ingá, amor do político Rui Carneiro. A canção “Maringá, Maringá” ficou muito conhecida e era cantada pelos colonizadores da região. Não demorou muito para que a futura cidade ganhasse o nome da famosa música.