Segundo informações da Nasa, uma rocha identificada como asteroide 2024 YR4 está rumo à Lua e tem 3,8% de chances de atingir o satélite natural daqui alguns anos. Antes, a Terra estava na rota do asteroide, e era possível prever grandes danos no local da queda da rocha.

O asteroide 2024 YR4 rumo ao satélite natural tem chances de atingir a Lua em 2032, segundo o Telescópio James Webb. Estima-se que a rocha mede aproximadamente 53 a 67 metros de diâmetro.
O que acontece se o asteroide 2024 YR4 atingir a Lua?
De acordo com Plícida Arcoverde, do Observatório Nacional, essa não será a primeira vez que um asteroide atinge a Lua, e que provavelmente não trará graves consequências além de uma nova cratera no satélite natural.
Plícida explica que a queda de asteroides na Lua é comum: “Impactos de asteroides na superfície lunar são bem comuns, principalmente pelo fato de o nosso satélite não possuir uma atmosfera que o proteja como a Terra”.

O que aconteceria se o asteroide atingisse a Terra?
Diferente do impacto lunar, caso o asteroide atingisse a Terra, grandes consequências surgiriam. Em 2024, havia um risco de 3,1% da rocha cair no planeta, e segundo estimativas da Nasa, os possíveis países afetados seriam a Colômbia, Camarões e Índia, formando uma cratera.
No entanto, os riscos de queda não existem mais. A Nasa ainda afirmou que a rocha foi o menor objeto que o Telescópio James Webb detectou.
Missões na Lua podem ser afetadas
Plícida ainda explica que caso o asteroide 2024 YR4 atinja a Lua em 2032, as missões tripuladas podem ser afetadas. “Monitorar esses eventos contribui para determinar a taxa de grandes meteoros atingindo a Lua e o risco que representam para a futura exploração espacial”, disse.
*Com supervisão de Rodrigo Schievenin
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui