Após nove meses abandonados na Estação Espacial Internacional, os astronautas da Nasa Butch Wilmore e Suli Williams conseguiram voltar do espaço. Eles pousaram nos Estados Unidos na última terça-feira (18) após uma viagem de quase 17 horas.

A princípio, a expedição dos astronautas deveria ter durado apenas oito dias. Entretanto, problemas técnicos da cápsula que os levaram para longe do planeta aumentaram o “passeio” em nove meses. Além disso, mudanças de calendário da Nasa fizeram com que os astronautas ficassem “abandonados” no espaço por mais tempo.
A saga de Wilmore e Williams começou no dia 5 de junho de 2024, sendo a primeira tripulação a bordo do Boeing Starliner. A decolagem já havia sido atrasada algumas vezes por conta de problemas no sistema de propulsão e um vazamento de hélio.
Durante as 27 horas de voo para a Estação Espacial Internacional (ISS), aconteceram falhas em cinco propulsores da aeronave. Além disso, os problemas originais que atrasaram a decolagem voltaram a aparecer, adiando a data de retorno da equipe para o dia 18 de junho.
A próxima crise dos astronautas da Nasa foi quando, no dia 27 de junho, um satélite russo se fragmentou em centenas de pedaços de detritos que começaram a voar perto da ISS. Por isso, todos os astronautas na plataforma foram ordenados a ficar dentro de suas aeronaves e preparar uma saída de emergência. Mesmo com problemas no sistema de propulsão, Wilmore e Williams ficaram dentro da Starliner.
Aeronave volta para a Terra vazia, abandonando astronautas
No dia 6 de setembro de 2024, a Starliner retornou à Terra. Entretanto, como a Nasa considerou a aeronave instável demais para trazer os astronautas de volta, ela voltou vazia.

Para não deixar Wilmore e Williams sem esperanças, dois astronautas da missão Crew-9 da Nasa viajaram para a ISS com a cápsula Crew Dragon no dia 29 de setembro. Indo com dois assentos vazios, essa seria a cápsula que traria os astronautas de volta para a Terra alguns meses mais tarde.
Entretanto, no dia 17 de janeiro, após seis meses abandonados no espaço, a Nasa atrasou o plano de trazer os astronautas de volta mais uma vez. De acordo com a agência, a missão programada para fevereiro teria que ser lançada apenas em março devido a atrasos da SpaceX, empresa de Elon Musk.
Donald Trump e Elon Musk se juntam para resgatar astronautas abandonados no espaço
Com a virada do ano para 2025, o presidente Donald Trump assumiu a Casa Branca e iniciou seu segundo mandato. Após apenas uma semana no cargo, ele pediu publicamente ao CEO da SpaceX, Elon Musk, que retirasse Wilmore e Williams imediatamente da ISS.

Em resposta, Musk aceitou o pedido e afirmou que os levaria de volta para casa “o mais rápido o possível”. Por sua vez, Trump acusou seu sucessor, Joe Biden, de tê-los “praticamente abandonado” na estação.
Em 11 de fevereiro de 2025, a Nasa modificou o plano de retorno dos astronautas após a pressão pública de Trump e Musk. Por isso, a agência trocou a cápsula da SpaceX, que estava com a produção atrasada, por outra que já havia viajado três vezes anteriormente. A promessa seria de que Williams e Wilmore voltassem no dia 12 de março, dali um mês.
Entretanto, quando o dia 12 de março chegou, houve um problema na plataforma de lançamento. Então, a Crew-10 só pode decolar para a ISS no dia 14 de março. A tripulação chegou na Terra apenas no dia 18 de março.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui