A chuva de meteoros Geminídeas (GEM) promete iluminar o céu nesta sexta-feira (13) com um show de luzes naturais. O fenômeno atinge seu pico em diferentes horários, podendo ser observado em diversas regiões do Brasil.

Com até 150 meteoros por hora, o fenômeno poderá ser observado a olho nu. No Norte e Nordeste do país será visível às 21h30. Já no Sudeste e Centro-Oeste às 23h, e à meia-noite no Sul.
A chuva de meteoros Geminídeas tem origem no asteroide 3.200 Phaethon, cujas partículas, ao entrar na atmosfera terrestre, criam os brilhantes meteoros visíveis no céu. Para observar, basta localizar a constelação de Gêmeos, próxima às estrelas Pollux e Castor, no lado nordeste do céu.
Leia também:
- Cientistas registram imagem inédita de estrela à beira do colapso
- Moeda na boca do morto revela assassino? Especialista explica se crença é real
- Neuropsicólogo afirma que “Deus existe no cérebro”
Para uma melhor experiência ao observar as Geminídeas, é recomendado procurar locais afastados da poluição luminosa. Esses meteoros são conhecidos pelo brilho intenso e pela ocorrência de bólidos, que são explosões brilhantes ao entrarem na atmosfera. Contudo, devido à alta velocidade de 35 km/s, os rastros dos meteoros desaparecem rapidamente.
Apesar da interferência da lua, os meteoros, com velocidade de 34 km/s e magnitude de 2.6, devem impressionar. A chuva de meteoros Geminídeas é única por ser originado do asteroide 3200 Phaethon, e não de um cometa.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.