Único satélite natural da Terra, a Lua fica à 384.400 km do planeta. Com milhares de especulações, algumas pessoas acreditam que ela pode influenciar na vida humana, afastando a crença que ela apenas altera a alta e baixa das marés, devido à sua força gravitacional; veja 5 curiosidades sobre a Lua.

Lua na fase minguante.
Lua tem oito fases (Foto: reproudção/Freepik)

Inspiração de lendas, horóscopos e explorações, a Lua também motivou pesquisas que revelaram diversas curiosidades.

Por exemplo: apesar do sol possibilitar a vida na Terra e tornar o planeta habitável, essa mesma influência não recaí sobre a Lua. No satélite, as temperaturas podem ir de 100°C sob o Sol até -100°C na escuridão; confira mais curiosidades sobre a lua.

Ainda, aspectos naturais, biológicos e emocionais podem ser notados durante as oito fases do satélite. Essas mudanças ocorrem devido à posição da Lua em relação à Terra e ao Sol. A quantidade de luz refletida pela Lua e a força gravitacional exercida pelo satélite sobre a Terra são afetadas, o que pode levar a impactos no nosso planeta.

5 curiosidades sobre a Lua

Entre as diferenças perceptíveis entre os cenários da Lua e Terra, estão as rotações no eixo do satélite. A Lua realiza uma volta inteira a cada 27 dias terrestres, fazendo com que um dia em um lado da Lua dure cerca de 13 dias e meio na Terra.

Diminui velocidade de rotação da Terra

Identificada como uma das responsáveis pelo fluxo e refluxo das marés, a Lua foi objeto de estudo do físico George Darwin (filho de Charles Darwin). O especialista revelou que quando a gravidade da Lua puxa a água terrestre, influencia diretamente na rotação da Terra, que é diminuída. Isso resulta em dias mais longos, aproximadamente 0,002 segundos a cada século.

“Luamotos”

Em 1970, foram registrados estudos que identificaram espécies de terremotos na Lua, que foram denominados como “Luamotos”. Os tremores, que podem ter até 10 minutos de duração, são gerados por pequenas distorções em toda a Terra.

Os “Luamotos” são causadas por impactos de meteoritos e movimentos termais influenciados pela expansão da crosta frígida. Isso ocorre quando a Lua é iluminada pela primeira vez pelo Sol ao amanhecer após duas semanas de noites lunares “congelantes”.

Quinta maior Lua do Sistema Solar

Quando comparada às 150 luas que orbitam o Sistema Solar, o satélite natural brasileiro ocupa o quinto lugar em tamanho. A maior é a Ganymede, que orbita Júpiter.

Bola de golpe e retrato de família na Lua

A Lua não ficou de fora da poluição dos humanos. Desde a primeira visita, na qual foi deixada a placa que diz “Aqui homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua, em julho de 1969 d.C…”, os astronautas já deixaram cerca de 180 mil quilos de materiais. Entre eles estão veículos espaciais, estações de subida e descida, bola de golfe e um retrato de família.

Manchas escuras são apelidadas de “Maria”

Com a crença de que as manchas mais escuras na superfície eram partes de água no satélite, os pesquisadores nomearam as áreas como “Maria”, nomenclatura originada do latim, com o significado de “mares”.

Após análises, os especialistas descobriram que os pontos são na verdade piscinas de lava que se solidificaram para formar basalto.

*Com supervisão de Daniela Borsuk

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.



Alana de Abreu

Estagiária de jornalismo

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.