As fases da lua em junho trazem mudanças importantes no céu e influenciam desde as marés até práticas de cultivo. O mês conta com todos os estágios lunares: lua nova, crescente, cheia e minguante. 

Imagem ilustrativa representando a fase da lua nova.
A lua nova encerra o ciclo de junho (Foto: Ilustração/Freepik)

Junho de 2025 será marcado por uma sequência regular de transformações lunares, começando com a lua crescente e terminando com a nova. Esses eventos podem ser observados a olho nu, desde que as condições climáticas estejam favoráveis. As fases da lua são acompanhadas de perto por pescadores, agricultores e entusiastas da astronomia.

Fases da Lua em junho

  • Lua crescente: 3 de junho
  • Lua cheia: 11 de junho
  • Lua minguante: 18 de junho
  • Lua nova: 25 de junho

O que representa cada fase lunar? 

As fases da Lua impactam diretamente atividades como o plantio e a pesca. Veja qual é o impacto de cada fase lunar.

Imagem ilustrativa representando as quatro fases lunares.
O calendário lunar influencia agricultura, marés e observação astronômica. (Foto: Ilustração/Freepik)

Lua crescente

Conforme a Lua se afasta do Sol, um pequeno pedaço começa a aparecer assim que é iluminado. Durante os dias, essa fatia vai aparecendo ainda mais, por isso o nome “crescente”. 

Nesse período de lua crescente é comum haver marés baixas nos oceanos, devido a força gravitacional reduzida na fase de Quarto Crescente.  

Lua cheia

A lua cheia é marcada por estar direcionada ao lado oposto do Sol, deixando a parte iluminada e visível na Terra, sendo a época mais brilhante do ciclo lunar. Esse período traz de volta as marés altas.

Imagem ilustrativa representando a fase da lua cheia.
A lua cheia ilumina o céu em junho (Foto: Ilustração/Freepik)

Lua Minguante

Depois de atingir o máximo, ao contrário da crescente, começa a diminuir. Essa fase é chamada de lua minguante e acontece até retornar à fase de Lua Nova. Em relação aos oceanos, as marés voltam a ser baixas. 

Lua Nova

A lua nova estará completamente imperceptível. A noite, ela fica imperceptível, porém de dia é possível a encontrar no céu. Neste período, a força gravitacional é mais intensa, deixando os oceanos com marés sizígias. 

*Com supervisão de Daniela Borsuk

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.