Segundo estudo publicado na revista de ciência Science Advances, cientistas norte-americanos alertaram sobre a descoberta de uma nova cor que é vista quando um laser pulsa algumas células da retina. Os pesquisadores informaram que a nova cor chamada de “olo” é parecida com um azul esverdeado muito forte e não pode ser vista a olho nu.

De acordo com uma entrevista do neurocientista Jay Neitz, da Universidade de Washington, à Popular Science, “o que eles conseguiram fazer quase cai no reino da ficção científica. É tão incrível”, disse.
Para a descoberta da nova cor, os pesquisadores fizeram testes com cinco pessoas, projetando um laser específico que estimulava as células da retina sensíveis à cor.
Nova cor e Visão Oz
A técnica foi chamada de “Visão Oz”, e mapeia e localiza cada célula cone M que são responsáveis pela estimulação de cores. Os cientistas ainda afirmam: “confirmamos uma expansão parcial do espaço de cores em direção a esse ideal teórico”.
Por se apresentar após a pulsação do laser, a “olo” não pode ser vista a olho nu. Os pesquisadores ainda não definiram se a “olo” será considerada uma nova cor ou uma variação de verde.
A descoberta da “olo” pode significar efeitos concretos em estudos de doenças como retinite pigmentosa.
*Com supervisão de Rodrigo Schievenin
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui