Um novo coronavírus semelhante ao causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers, em inglês) foi encontrado em morcegos no Ceará, no Nordeste do Brasil. A descoberta foi publicada nesta terça-feira (18) no Journal of Medical Virology, dos Estados Unidos.

Pesquisadores e São Paulo e do Ceará, em parceria com a Universidade de Hong Kong, encontraram sete coronavírus em amostras de cinco morcegos investigados pelo Laboratório Central de Saúde do Ceará (Lacen), em Fortaleza. É o primeiro caso na América do Sul.
Os animais são de duas espécies diferentes, sendo uma insetívora e outra frugívora, que se alimenta de frutas, verduras e legumes.
Mesmo com características parecidas com a Covid-19, ainda não é possível afirmar se o novo coronavírus possa infectar humanos. Ainda, as chances de evoluir para um estágio pandêmico é pequena.
O estudo foi elaborado no âmbito do projeto Morcegos: vigilância epidemiológica, filodinâmica de alta resolução, busca e design de peptídeos de interesse biotecnológico em vírus emergentes e reemergentes, que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Com informações de Agência Brasil.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui