A fase da lua deste sábado (03/01) é a cheia. Com visibilidade em 100%, este ciclo lunar dura até o dia 4 de janeiro e a próxima fase é a da lua minguante. Confira o calendário completo das fases da lua neste mês. 

Lua cheia.
A lua cheia recebe um nome especial para cada mês do ano (Foto: Ilustração/Pexels)

Qual é a fase da lua hoje, sábado (03/01) 

A lua cheia é marcada por estar direcionada ao lado oposto do Sol, deixando a parte iluminada e visível na Terra, sendo a época mais brilhante do ciclo lunar. Esse período traz de volta as marés altas.

Dicas para uma boa visualização

Para ver o satélite natural, procure um local livre de prédios e árvores, especialmente no início da noite. Conforme ela sobe, o brilho permitirá a observação de qualquer ponto com céu aberto. 

Influência na agricultura

Nesta fase lunar, segundo uma tradição, concentra a seiva nas partes superiores da planta, como folhas, flores e frutos. Esta fase é considerada ideal para a colheita de frutos, que estariam mais suculentos, e de plantas medicinais, que continham seus princípios ativos potencializados. O plantio de flores também é favorecido.

A lua cheia no humor 

Esta fase está ligada a um pico de intensidade emocional, podendo se manifestar como maior sociabilidade e criatividade. No entanto, também está associado a um aumento da ansiedade, irritabilidade e insônia, como se as emoções transbordassem.

Lua cheia.
A lua cheia pode parecer maior perto do horizonte devido a uma ilusão de ótica (Foto: Ilustração/Pexels)

Qual o signo da lua hoje, (03/01/26) 

Neste sábado (03/01), o satélite natural está em Câncer. As emoções predominantes são a sensibilidade, o desejo de acolhimento e a valorização dos vínculos afetivos. Confira algumas atitudes que podem ser tomadas hoje:

  • Fortaleça laços: Demonstre cuidado com família e amigos
  • Acolha emoções: Permita-se sentir e ouvir o outro
  • Crie conforto: Organize o ambiente para trazer bem-estar
  • Priorize o afeto: Escolha atitudes mais gentis no dia a dia

Fases da lua em janeiro

  • Lua crescente: 26 de janeiro
  • Lua cheia: 3 de janeiro
  • Lua minguante: 11 de janeiro
  • Lua nova: 19 de janeiro

Outras fases lunares

Lua cheia.
A lua é a única fase cheia em que pode acontecer um eclipse lunar (Foto: Ilustração/Pexels)

Lua crescente

Conforme a lua se afasta do Sol, um pequeno pedaço começa a aparecer assim que é iluminado. Durante os dias, essa fatia vai aparecendo ainda mais, por isso o nome “crescente”. 

Nesse período de lua crescente, é comum haver marés baixas nos oceanos, devido à força gravitacional reduzida na fase de Quarto Crescente.  

Lua minguante

Depois de atingir o máximo, ao contrário da crescente, ela começa a diminuir. Essa fase é chamada de lua minguante e acontece até retornar à fase de lua nova. Em relação aos oceanos, as marés voltam a ser baixas. 

Lua nova

A lua nova estará completamente imperceptível durante a noite, porém, de dia, é possível a encontrar no céu. Neste período, a força gravitacional é mais intensa, deixando os oceanos com marés sizígias. 

Qual a duração de cada fase da lua

O ciclo lunar é o intervalo de tempo entre as luas novas. Também conhecida como lunação, ela dura, em média, 29 dias. Cada fase lunar dura aproximadamente sete dias.

*Com supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Alana de Abreu

Estagiária de jornalismo

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.