A galáxia Jades-GS-z14-0, descoberta em 2024 pelo telescópio James Webb, apresentou rastros de oxigênio. A princípio, este é o aglomerado de estrelas e planetas mais distante já encontrado.

Essa descoberta de oxigênio reafirma a teoria de que as galáxias tenham sido formadas nos primeiros momentos de existência do Universo. Como a Jades-GS-z14-0 está há 13,4 bilhões de anos luz da Terra, isso indica que o início do Universo tenha sido próximo a isso.
Além disso, a galáxia também é notavelmente luminosa. Isso indica que haja uma intensa atividade estelar em uma época em que cientistas acreditam ser muito mais tênue.
Astrônomos se surpreendem com descoberta de oxigênio na galáxia Jades-GS-z14-0
Conforme os estudos realizados, a galáxia teria surgido na época chamada de “aurora cósmica”, conhecida por ser pobre em elementos pesados como o oxigênio. Por esse motivo, a detecção dos rastros na Jades-GS-z14-0 são tão surpreendentes para os astrônomos.

De acordo com o doutorando do Observatório Holandês de Leiden, Sander Schouws, a descoberta de oxigênio na galáxia é “como encontrar um adolescente onde se esperam apenas bebês”. Essa metáfora reforça a ideia de que as primeiras estrelas de uma galáxia geralmente comecem com elementos mais leves, como hélio e hidrogênio.
Além disso, o pesquisador Stefano Carniani, da Escola Normal Superior de Pisa, relatou que a Jades-GS-z14-0 tem dez vezes mais elementos pesados do que eles imaginavam.
“A prova de que uma galáxia já era madura no Universo nascente levanta perguntas sobre o momento e a maneira como se formaram”, afirmou Stefano.
O que a descoberta de oxigênio na galáxia Jades-GS-z14-0 indica sobre o Universo?
Como a galáxia Jades-GS-z14-0 foi formada quando o Universo tinha menos de 300 milhões de anos, a descoberta de oxigênio diz muito sobre a formação do espaço. A princípio, apenas hidrogênio, hélio e pequenas quantidades de lítio haviam sido criados no Big Bang. Cientistas imaginavam que elementos mais pesados, como o oxigênio, surgiram muito depois.
Contudo, a descoberta de oxigênio na Jades-GS-z14-0 indica que ela evoluiu muito mais além e muito mais rápido do que era esperado. Essa descoberta muda a forma como o astrônomos enchergam o início do Universo.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui