Mais de 22 mil motoristas do Paraná tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) renovada automaticamente e de forma totalmente gratuita. A iniciativa que integra o programa CNH do Brasil, lançado pelo Governo Federal no ano passado, beneficia condutores classificados como bons motoristas.

Mão feminina mostra uma carteira nacional de habilitação, CNH
Decisão do Contran reduz custo para emitir CNH. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

O balanço foi divulgado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), nesta segunda-feira (12). Em todo o país, mais de  371 mil condutores tiveram a CNH renovada de forma automática, segundo o Ministério dos Transportes.

“O processo de habilitação está passando por uma mudança de paradigma, uma verdadeira revolução que está barateando o serviço e reduzindo a carga burocrática”, destaca Santin Roveda, presidente do Detran-PR.

Com cerca de 80 milhões de CNHs vigentes no país, a expectativa do Governo do Brasil é que mais de 10 milhões de motoristas possam ser beneficiados pela renovação automática ao longo do tempo.

Como funciona a renovação automática da CNH

A iniciativa beneficia motoristas até 70 anos que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses e que estejam cadastrados no Cadastro Positivo no aplicativo CNH do Brasil. Para esse público, a renovação ocorre de forma totalmente automática e digital, sem necessidade de exames presenciais, deslocamento aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) ou pagamento de taxas adicionais.

Todo o processo é realizado por meio do sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Quando o documento vence, a atualização é feita diretamente na base nacional e disponibilizada no app CNH do Brasil. Além da renovação do documento, os condutores beneficiados passam a receber o selo de Bom Condutor, que fica visível no aplicativo como forma de reconhecimento pelo comportamento responsável.

“Cerca de 70% dos condutores que precisavam renovar a CNH neste período são bons condutores e, até agora, passavam pelo mesmo processo de quem comete infrações. A política vem justamente para reconhecer esse comportamento e incentivar mais segurança no trânsito”, afirma o diretor de Regulação, Fiscalização e Gestão da Senatran, Basílio Militani Neto.

As renovações automáticas são aplicáveis aos motoristas de até 70 anos, quando voltam a ser obrigados a fazer exames periódicos.

*com informações do Ministério dos Transportes e AEN

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Rafael Nascimento

Repórter

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.