Colaboradores do concurso da Polícia Civil continuam sem receber desde outubro

por Caroline Maltaca
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 16 fev 2022, às 18h05.

Colaboradores que atuaram no concurso público da Polícia Civil do Paraná ainda não receberam o pagamento. A prova foi realizada no dia 3 de outubro de 2021, em Curitiba. Conforme era garantido pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR), responsável pela organização, os colabores seriam pagos em até 45 dias úteis após a aplicação dos testes. Mais de dois meses se passaram e as reclamações por parte de quem trabalhou no dia e não recebeu só crescem.

“Trabalhamos de forma honesta e precisamos do dinheiro. Muito frustrante”,

contou uma colaboradora.

De acordo com uma colaboradora, que não quis ter seu nome divulgado, os colaboradores não receberam nenhum pronunciamento oficial. E ao tentarem entrar em contato, não obtiveram respostas. Outra colaboradora afirmou que a “instituição não passa justificativa plausível para o atraso e muito menos dá satisfação”.

“Um texto pronto”,

disse a colaboradora ao ser questionada sobre as respostas recebidas.

Conforme o relato de uma colaboradora, ela está desempregada e aceitou trabalhar no concurso para conseguir uma renda extra. Mesmo tendo feito o que era pedido, a colaboradora não recebeu. Para ela, esta é uma situação desanimadora, “pois ninguém deixa família e se dispõe a ir trabalhar em pleno domingo para não receber”.

“Fizemos nossa parte, o mínimo que esperamos é o nosso pagamento”,

disse a colaboradora.

Atualização no contrato

O RIC Mais entrou em contato com o Núcleo de Concursos da UFPR em janeiro. Conforme a resposta dada pelo departamento, o atraso era por causa de “uma situação excepcional: a pandemia de Covid-19”. Novamente, o portal retornou contato e ao questionar sobre um possível novo prazo, o NC informou que “será feito em breve”. Isso porque foi aceita uma nova remessa de recursos financeiros para o pagamento de todos os colaboradores.

“O Núcleo de Concursos da UFPR informa que seu pedido de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato para realização de concurso público foi concluído pela Polícia Civil e autorizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná. O aditivo contratual que permitirá o repasse de recursos adicionais está em tramitação. Esses recursos permitirão o pagamento dos colaboradores que trabalharam na aplicação das provas da primeira etapa do concurso”,

informou em nota.
Registrou um flagrante? Mande pro WhatsApp do RIC Mais clicando aqui e faça o portal com a gente!