Os coletores de lixo de Curitiba decidiram retornar ao trabalho em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (20). Os trabalhadores da limpeza pública aceitaram a proposta de reajuste de 10% nos salários, feita durante audiência de conciliação realizada na quarta-feira (19) no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. A categoria reivindicava, antes da paralisação, um aumento salarial de 20%.
A proposta aceita ainda prevê aumento de 15% para o vale-alimentação de março a agosto, porcentual que sobe para 20% pelos próximos seis meses a partir de setembro até fevereiro de 2015. A proposta inclui abono salarial de R$ 300 para todos os trabalhadores em parcela única na folha de pagamento do mês que vem.
Os trabalhadores da limpeza pública da Capital paralisaram as atividades na manhã de terça-feira(18). Logo após a paralisação dos serviços, a Prefeitura de Curitiba colocou caminhões próprios para fazer a coleta emergencial de lixo domiciliar da cidade.
Apesar do esforço da prefeitura e do cumprimento judicial, por parte dos trabalhadores, de manter 40% dos funcionários trabalhando, muitas lixeiras amanheceram cheias de lixo e sacos de lixo se acumulavam em cima das calçadas até mesmo das áreas centrais da cidade.