Um comandante que deixou sua amiga pilotar um avião, como copiloto, com dezenas de passageiros a bordo foi afastado do cargo até que a situação seja investigada. O caso ocorreu na Rússia em 31 de agosto deste ano. (Assista ao vídeo da mulher pilotando abaixo)

De acordo com o jornal Siberian Times, os investigadores da Yakutia confirmaram que uma mulher de 33 anos foi convidada a copilotar um avião durante 1 hora e 40 minutos de voo para o norte da república. 

Comandante que deixou amiga pilotar o avião terá que responder criminalmente

Um processo criminal foi instaurado contra o piloto da companhia aérea IrAero  Airlines, identificado pela mídia local como Kirill S. Segundo o serviço de imprensa do Departamento de Investigação de Transporte da Sibéria Oriental, ele terá que responder criminalmente por sua atitude. “Estamos realizando um conjunto de atividades de investigação destinadas a estabelecer todas as circunstâncias do crime”, disse Yekaterina Plyaskina, vice-chefe do departamento.

O avião que a mulher sem experiência pilotou é um turboélice AN-24, como na foto. (Foto: Siberian Times)

O piloto pode pegar até dois anos de prisão ou pagar uma multa de 300.000 rublos se for condenado por violar a segurança dos passageiros.

Mulher posta fotos nas redes sociais

A situação perigosa só foi descoberta depois que amiga do piloto, chamada Anna, postou um vídeo em seu Instagram. Nas imagens, ela aparece mascando chiclete e ‘pilotando’ tranquilamente o turboélice AN-24 sobre a Sibéria. “Isso foi incrivelmente legal”, escreveu na legenda. 

Anna conversa com o comandante enquanto segura o volante do avião. (Foto: Siberian Times)

Também é possível ouvir o comandante e piloto do avião dando as instruções para a amiga. “Volte para a direita, agora para a esquerda e vire-o para trás”, ele disse enquanto ela estava no controle do avião

Na sequência, Anna aponta para a tela de navegação e pergunta ao piloto porque não consegue levar o avião em determinado lugar. Ele então responde: “Bem, eu não tenho ideia do por quê  de você não poder chegar lá”. 

Anna é uma amiga de infância do piloto do avião. (Foto: Siberian Times)

As fotos e vídeos foram postadas por Anna no Instagram após o voo, mas foram excluídas após a polêmica que prejudicou a carreira do piloto. Agora, ela se declarou mortificada pelos problemas legais que o amigo está enfrentando

Amigo diz que comandante esteve no controle o tempo todo

Já um amigo próximo do piloto tentou defendê-lo e alegou que foi uma brincadeira curta e inocente e que durante todo o voo, o verdadeiro comandante esteve no controle do avião civil. 

‘Kirill é um dos melhores pilotos com quem trabalhei. Ele nasceu com uma roda de avião nas mãos. Ele se tornou um comandante de 26 anos, e poderia ter sido ainda mais cedo se as regras permitissem ‘, disse o amigo não identificado, segundo o site de notícias Podyem. 

Ele ainda insistiu que a mulher só podia segurar o volante do avião, sem ter controle. “Ela era sua amiga de infância”, disse a amiga. Ele a sentou na cadeira e ela segurou o volante, enquanto as mãos dele estavam no segundo volante, então nada teria acontecido de qualquer maneira. 

Veja o vídeo:

Nas imagens é possível ver a mulher pilotando o avião.

*Este conteúdo foi elaborado a partir de matéria publicada originalmente no site Siberian Times.