As administrações regionais do Bairro Novo, Cajuru, Santa Felicidade e Boa Vista começaram a fazer o cadastramento para a utilização do transporte especial Acesso, destinado a pessoas com deficiência que possuem condições restritas de mobilidade, autonomia ou comportamento. O serviço da Prefeitura de Curitiba foi criado exclusivamente para conduzir pessoas com deficiência de suas residências aos serviços de saúde para consulta, exames, reabilitação e atendimentos sociassistenciais e, após, reconduzi-las às suas casas.

O cadastro está sendo feito, no horário comercial no Centro de Referência da Assistência Social  (CRAS) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) mais próximo da residência do interessado. O serviço do ônibus Acesso nestas regionais começa a funcionar no dia 1 de julho.

O ônibus Acesso é um serviço de micro-ônibus porta a porta, com elevador, cadeira de rodas, espaço para cão guia e acessórios necessários para garantir movimento às pessoas com deficiência que possuem um alto grau de comprometimento, sem autonomia ou independência funcional, relacionada às questões motora, intelectual ou emocional e que não conseguem utilizar os demais meios de transporte coletivos existentes. “Pega a pessoa com deficiência na porta de casa, leva até a porta do serviço que ela precisa e a deixa na porta de casa quando o atendimento tiver terminado”, explica Mirella Prosdocimo, secretária da Pessoa com Deficiência.

O primeiro ônibus está circulando na Regional Pinheirinho. O transporte especial Acesso funciona de segunda-feira a sexta-feira, exceto em feriados, nos horários das 7h às 18 horas.

Quem pode utilizar
Podem utilizar o serviço do Acesso, pessoas com deficiência que não possuam autonomia relacionada às questões motora, emocional e intelectual para utilizar os demais meios de transporte coletivo existentes no município, mesmo quando recebem auxílio de um adulto e com renda familiar, per capita, de até um salário mínimo e, que residam em Curitiba.

Os interessados devem, em primeiro lugar, fazer o cadastro no CRAS mais próximo de sua residência. A utilização do ônibus só será possível se a pessoa com deficiência estiver de posse da Carteirinha do Usuário, ter solicitado agendamento do serviço e, quando acompanhada de pessoa maior de idade.

Confira os endereços dos CRAS clicando aqui.