As obras de mobilidade urbana para a primeira fixa exclusiva para ônibus em Curitiba começaram nesta segunda-feira (28). A primeira via a receber o projeto é a Rua XV de Novembro, que terá 2.500 metros – entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão – de espaço exclusivo para o transporte coletivo. A previsão é que até o início de junho os ônibus já possam utilizar o espaço reservado.
Onze linhas de ônibus passam diariamente pela avenida: Rua XV/Barigui; Detran/Vicente Machado;Capão da Imbuia/Parque Barigui; Menonitas; Tarumã; Alto Tarumã; Sagrado Coração; Pinhais/Guadalupe; Interhospitais; Curitiba/Piraquara (parador) e Curitiba/Piraquara (direto). Em horário de pico são registrados em média um ônibus por minuto. A obra vai beneficiar cerca de 45 mil passageiros
O projeto inicial prevê a implantação de quase 20 quilômetros de faixas exclusivas em diferentes pontos da cidade. Os próximos trechos serão definidos a partir de estudos em andamento, que levam em conta o desempenho operacional de cada linha de ônibus, as condições de tráfego e a capacidade das vias.
As faixas fazem parte do projeto de melhoria do transporte coletivo que inclui desde a busca de soluções para redução de custos de operação até a inclusão de Curitiba no PAC da Mobilidade do governo federal, que prevê mais de R$ 5 bilhões para obras de mobilidade na cidade.