As obras de implantação de novas galerias pluviais na Avenida Vicente Machado e na Alameda Presidente Taunay foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (4) com poucos transtornos para o trânsito, moradores e comerciantes locais. A avenida está bloqueada entre as ruas Coronel Dulcídio e Desembargador Motta.

Depois de realizar os ajustes necessários para garantir a fluidez do tráfego no Batel, agentes da Secretaria de Trânsito (Setran) assumiram postos estratégicos na região, e, desde as 10 horas, orientam motoristas sobre os bloqueios, desvios e locais em que não será permitido estacionar.

O bloqueio começa na esquina da Vicente Machado com a Rua Coronel Dulcídio. A partir desse ponto, o tráfego é desviado pela Coronel Dulcídio, Saldanha Marinho e Desembargador Motta, até retornar à Avenida Vicente Machado.

Os agentes devem permanecer em seus postos até as 20 horas. Haverá plantões para orientação durante a noite.

O acesso à Vicente Machado no trecho bloqueado é garantido apenas aos moradores, comerciantes e frequentadores de escolas locais. Esse trecho ficará bloqueado por cerca de 30 dias. Na segunda fase, haverá bloqueio num trecho da Presidente Taunay.

A obra é vai eliminar os problemas de enchentes no bairro, especialmente na Praça Espanha. O projeto prevê a implantação de galerias celulares de concreto, em substituição à atual tubulação, que não suporta a vazão de água quando chove. Com 3 metros de largura por 2,5 metros de altura, as novas galerias aumentarão a vazão em duas vezes e meia.