Na hora de escolher o edredom ideal, é preciso ir além da estética. Tecidos, tipo de enchimento e até a temperatura da região influenciam diretamente no conforto e na durabilidade da peça. Confira como escolher o melhor edredom segundo especialistas.

O tecido que reveste o edredom é um dos primeiros pontos a se observar. Modelos feitos em algodão, por exemplo, garantem maior respirabilidade e são ideais para quem tem a pele sensível.
Como escolher o melhor edredom
Segundo a designer de interiores Suraya Nabhem Kalluf, para o inverno, existem três tipos ideais de edredom. Eles dependem do enchimento utilizado, como os de pluma de ganso, algodão e fibra selecionada.
“O mais quente é o de de pluma de ganso. Ele é um isolante térmico natural. O segundo é esse de fibra siliconada. Elas retêm muito bem o calor e tem um custo-benefício muito melhor, até mesmo na questão ecológica”, explicou Suraya.
Enchimento do edredom
De acordo com Suraya, o principal fator no momento da escolha de um no edredom, é se atentar no enchimento.
Se você mora numa área extremamente fria, opte pela pluma de ganso ou pela fibra siliconada. Se você mora em áreas mais amenas, opte pelo enchimento de algodão”, disse.

Como identificar um bom edredom?
No momento da compra, alguns fatores ajudam a identificar quais edredons são bons ou não. Quanto mais gomos tiver, indica que o item é de melhor qualidade. Em relação ao enchimento, ele tem que ser bem recheado.
Outra dica importante de Soraya, é colocar o edredom contra a luz.
“Se você coloca o edredom contra a luz e vê a sombra, falhas, e a luz passando pelo tecido, não é um edredom que tenha qualidade”, afirma a designer.
- Confira também: Como organizar o guarda-roupa para o inverno e otimizar o espaço
Edredons e alergias
Para as pessoas com alergia, o ideal é que não se use a pluma de ganso, porque os ácaros se alimentam de matérias vivas, e a pluma é uma matéria orgânica.
Pessoas alérgicas, de maneira alguma, devem usar edredom recheado com pluma de ganso, e algumas marcas prometem produtos hipoalergênicos.

Dicas extras
A profissional aconselha que no momento da compra do enxoval, é importante investir em produtos de boa qualidade, e também se atentar ao tamanho do produto que está comprando, para que não fique menor que a cama.
Para que o edredom dure mais tempo, capas também são uma boa opção. Caso o valor seja mais elevado, Suraya aconselha a encomendar o produto com uma costureira.
Se o edredom for muito grande, ele pode acabar rasgando e sujando com mais facilidade, por isso o importante é se atentar ao tamanho.
“Compra do tamanho da cama. O que indicar que o produto é referente ao tamanho da cama, não precisa comprar maior”, explica.
*Com supervisão de
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui