O Consórcio Infraestrutura PR, do Grupo EPR, venceu nesta quinta-feira (23) o leilão do Lote 4 das concessões rodoviárias do Paraná, realizado na Bolsa de Valores de São Paulo. O grupo apresentou o maior desconto entre os concorrentes — 21,30% sobre a tarifa básica de pedágio, fixada em R$ 0,1678 por quilômetro.

foto de uma rodovia
Além das obras, a concessão garante uma redução nas tarifas de pedágio em relação ao contrato anterior (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Atualmente responsável pelos Lotes 2 e 6 das concessões paranaenses, o Grupo EPR ampliará sua presença no estado com o novo contrato, que abrange um dos trechos mais estratégicos da malha rodoviária. A cerimônia contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

No total, quatro grupos apresentaram propostas para disputar o lote. Entre eles estão a EPR, que arrematou o leilão; a Motiva (antiga CCR), responsável pelo lote 3; o grupo Pátria, que atua na Via Araucária e administra o lote 1; e a empresa portuguesa Mota-Engil, vencedora da PPP para a construção do túnel Santos-Guarujá, em São Paulo.

O Lote 4 compreende 627,52 quilômetros de rodovias que atravessam as regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná, ligando Cornélio Procópio a Guaíra e Maringá a Nova Londrina. O trecho beneficia diretamente 33 municípios em uma área considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola, pecuária e industrial do estado.

Como o desconto ofertado superou 18%, o edital determina que a concessionária realize um aporte adicional de R$ 358.215.304,79, valor que poderá ser destinado a futuros investimentos.

“Montamos um modelo que deu certo, e a prova está aqui, com a importância das empresas que participaram, resultando em grandes descontos para o povo do Paraná”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior

Além da presença do governador Ratinho Júnior, o evento contou com o comparecimento do ministro dos Transportes, Renan Filho, do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, e de outras autoridades.

“Esse novo momento vai levar o Estado a outro patamar. O Paraná, que sempre competiu com Santa Catarina e Rio Grande do Sul para ver quem tinha a melhor infraestrutura, agora vai disputar com São Paulo qual é o estado com a melhor estrutura logística do País”, disse o ministro Renan Filho.

Conservação e melhorias

As obras previstas para o Lote 4 integram um dos maiores pacotes de intervenções do programa de concessões do Paraná. Serão 239,6 quilômetros de rodovias duplicadas, com destaque para a PR-323, entre Maringá e Guaíra, que terá quase 160 quilômetros de novas pistas. No trecho entre Doutor Camargo e Umuarama, estão previstos 114,62 quilômetros de duplicação, além da construção de uma nova ponte sobre o Rio Ivaí, faixas adicionais, vias marginais e ciclovias.

A BR-376 também receberá melhorias, com 65 quilômetros de duplicação entre Maringá e Nova Londrina, passando por municípios como Paranavaí, Loanda e Guairaçá. As intervenções visam aumentar a capacidade de tráfego, reduzir acidentes e garantir mais segurança viária em uma das regiões mais produtivas do estado.

O Lote 4 também inclui a construção de novos contornos rodoviários para aliviar o tráfego urbano e melhorar a mobilidade regional. Em Londrina, será implantado o Contorno Norte, com 30,1 quilômetros de extensão, conectando as rodovias BR-369 e PR-445 e beneficiando diretamente o transporte de cargas e o deslocamento entre Cambé, Londrina e Ibiporã.

Em Maringá, o Contorno Sul terá 19,27 quilômetros e contará com três viadutos do tipo diamante, que facilitam o acesso às pistas laterais, e um viaduto tipo trombeta no entroncamento com a PR-897. Também estão previstos contornos em Nova Londrina e Itaúna do Sul, projetados para otimizar o fluxo de veículos pesados e reduzir o tráfego nas áreas urbanas.

Pedágio mais barato

Na nova concessão, os valores dos pedágios terão reduções significativas em relação às antigas tarifas atualizadas. Em Jataizinho, o desconto chega a 61%. Já nas praças de Mandaguari e Presidente Castelo Branco, as reduções ultrapassam 48% e 47%, respectivamente.

Os motoristas que utilizarem pagamento automático por tag terão ainda um desconto adicional de 5%. Além disso, entra em vigor o Desconto de Usuário Frequente (DUF), que diminui gradualmente o valor do pedágio conforme o motorista passa mais vezes pelo mesmo trecho. Motociclistas continuarão isentos da cobrança.

O último leilão, do Lote 5, está marcado para o próximo dia 30 de outubro.

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Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.