Curitiba - Curitiba formalizou a abertura de um concurso público com 100 vagas para a Guarda Municipal da capital paranaense. O processo terá validade de dois anos e foi oficializado nesta quarta-feira (9), pelo prefeito Eduardo Pimentel. Agora, a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP) vai definir qual instituição será responsável pelo concurso.

Este é o primeiro concurso anunciado em 2025 e foi uma proposta de campanha do atual prefeito, eleito em outubro de 2024. Pimentel ainda afirmou que pretende chegar a contratação de 400 guardas municipais durante a gestão.
“Esta é uma entrega importante. A população pede por segurança. E esta é uma das prioridades da gestão. Há também o compromisso com outras categorias para a reposição de funcionários, com muita responsabilidade fiscal e financeira”, enfatizou pouco antes da solenidade realizada na sede da SMGP, no bairro São Francisco.
O secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Ferreira Vianna, declarou que há muita gente já se preparando para o concurso da Prefeitura de Curitiba. “Vai ser concorrido o concurso da Guarda Municipal. O Centro de Formação estará preparado para receber os aprovados e treiná-los adequadamente”, disse.
Concurso da Guarda Municipal de Curitiba
Segundo a Prefeitura de Curitiba, o concurso público para a Guarda Municipal é um dos mais complexos da administração pública, pois tem mais fases. Os aprovados passam por um curso de formação, antes de começar a exercer as atividades nas ruas da cidade.
O Curso de Formação da Guarda Municipal tem duração de cerca de 100 dias úteis e carga horária total de 943 horas/aula. Dividido em quatro módulos, aborda: Fundamentos Jurídicos; Legislação Especial; Procedimentos Operacionais; Técnicas de armamento. Os participantes também passam por estágio supervisionado com duração total de 60 horas.
Embora tenha validade de dois anos, o concurso poderá ser prorrogado por mais dois anos.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.