Candidatos a uma vaga de residência jurídica no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) abriram uma petição online solicitando a remarcação da prova inicialmente realizada no último domingo (19). Eles alegam ter enfrentado uma série de problemas no momento de acessar o aplicativo para realizar a prova virtual disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), banca responsável pelo certame.

Sede do Tribunal de Justiça do Paraná
Concorrentes a uma vaga de residência no TJPR pedem a remarcação da prova (Foto: TJPR)

Entre as inúmeras reclamações, os candidatos afirmam que não conseguiram acessar o site do IBGP para conferir o número da inscrição (exigido para acessar a prova), tiveram problemas de reconhecimento dos e-mails cadastrados ou mesmo que o sistema apresentou lentidão ou não pôde ser acessado no momento da prova, mesmo com todos os dados pessoais corretos.

Concorrentes reclamam de falta de suporte

Entre as inúmeras reclamações, a mais recorrente é pela falta de suporte aos candidatos nas horas que antecederam o início da prova. Muitos candidatos relataram que não obtiveram nenhuma resposta para suas dúvidas nos canais de suporte oferecidos pelo IBGP.

Somente no portal Reclame Aqui são 33 reclamações apontando uma série de falhas no concurso.

“Ao entrar no app, preenchi os dados solicitados, procedi a leitura dos avisos antes da prova, bem como dei andamento para acessar a prova. No entanto, para minha surpresa, quando acessei a prova constou o link como negado mesmo eu tendo feito todos esses procedimentos respeitando o horário da prova”, as 9:00.”, afirma um dos reclamantes.

“Realizei o acesso as 7h no site, as 7:20 eu já estava na sala de espera, quando liberado para realizar a entrada na prova, o programa me indicava que meu endereço de e-mail não correspondia aos registros. Tentei novamente com mais de 4 endereços de e-mail, sem sucesso, pensei que o problema fosse meu nome, e alterei para o nome completo, mesmo assim, após inúmeras tentativas, o erro persistiu. Tentei entrar no site da banca para consultar meus dados, o que apenas resultou em mais inúmeros avisos de erro, sem qualquer motivação”, relata outro candidato.

Petição solicita remarcação da prova

Ao verificar que os problemas afetaram várias pessoa, um grupo de candidatos criou uma petição pública para solicitar que a prova seja realizada novamente. O pedido pode ser assinado de forma online pelos candidatos que tiveram problemas de acesso.

Confira a íntegra da petição:

Ao contrário do que foi estabelecido no edital, no momento da realização da prova, foi solicitado aos candidatos o número de inscrição, o qual deveria ser consultado na página do concurso. No entanto, a grande maioria dos candidatos, se não todos, se deparou com o site do IBGP fora do ar no dia da prova da residência jurídica, impossibilitando o acesso à área do candidato e à consulta do número de inscrição até às 09hrs (horário de início da prova).

Além disso, ao tentar iniciar a prova, muitos candidatos receberam a mensagem ‘acesso negado’, sendo impedidos de realizá-la sem qualquer justificativa plausível.

Adicionalmente, alguns candidatos relataram que a opção de ‘iniciar prova’ só estava disponível até as 8h59min, o que não é mencionado no edital. De acordo com o documento, a prova deveria começar pontualmente às 9h.

Pagamos a taxa de inscrição de R$90,00, nos dedicamos intensamente aos estudos e realizamos todos os testes exigidos pelo edital, mas, no dia da prova, fomos impedidos de participar sem qualquer explicação ou motivação.

Diante disso, solicitamos a remarcação da prova, uma vez que este é um direito legítimo de todos os candidatos.”

Banca afirma que maioria dos inscritos não teve problemas

Procurado pela reportagem, o IBGP afirmou ter publicado uma nota oficial em seu site com a resposta aos questionamentos. A nota afirma, entre outros pontos, que “quase 7 mil candidatos completaram a prova com êxito, que transcorreu sem intercorrências”.

Confira a nota oficial do instituto:

No âmbito do Processo Seletivo Público para ingresso no Processo Seletivo Público para ingresso no Programa de Residência e Extensão de Prática Jurídica no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Paraná/PR, o Instituto Brasileiro de Gestão Pública (IBGP) implementou uma série de medidas para assegurar que a aplicação da prova online fosse conduzida de forma eficiente, transparente e conforme o estabelecido no edital. As iniciativas adotas pelo IBGP foram:

  • As configurações necessárias para os notebooks e desktops a serem utilizados na prova foram detalhadas no edital;
  • Foi disponibilizado um Teste de Compatibilidade que permitiu aos candidatos verificarem se seus computadores atendiam às especificações necessárias. O teste foi enviado para o e-mail cadastrado pelo candidato durante a inscrição;
  • O CDI, contendo o número de inscrição e orientações para a prova, foi enviado por e-mail e disponibilizado na área logada do candidato no site do IBGP;
  • Um Simulado, com cinco questões, foi enviado aos candidatos por e-mail, proporcionado a familiarização com o sistema e a verificação dos requisitos técnicos mínimos para a realização da prova descritos no edital no item 6.1.11 e seguintes;
  • Foram enviados lembretes sucessivos, na sexta-feira e no sábado antecedentes à prova, aos candidatos que ainda não haviam realizado o simulado, reforçando a importância de participar da atividade;
  • Um Manual de Instruções para a Prova On-Line foi disponibilizado no site do IBGP e enviado por e-mail, com todas as orientações para a realização da prova online;
  • Uma central de atendimento via chat foi disponibilizada para responder às dúvidas dos candidatos;
  • Todos as dúvidas dos candidatos recebidas até as 20h do sábado antecedente à prova foram devidamente respondidas;
  • Os candidatos foram orientados a acessar a plataforma com antecedência. O acesso após o horário estabelecido no edital não foi permitido, alinhando-se às práticas de concursos presenciais.

O IBGP informa que quase 7 mil candidatos completaram a prova com êxito, que transcorreu sem intercorrências. Além disso, é necessário recordar disposições editalícias sobre as prova:

  • 6.1.8 É de responsabilidade exclusiva do participante garantir os requisitos técnicos e de internet durante a realização da prova, sendo eliminado deste exame o candidato que descumprir as regras relacionadas às obrigatoriedades de uso de equipamento e ao uso de equipamento proibido.
  • 6.1.9 Para a realização das provas na Plataforma On-line o candidato deverá ter disponível equipamentos estabelecidos e especificados neste Edital. Para conferência da viabilidade técnica dos equipamentos, conforme indicado no Manual do Candidato, deverá participar de forma satisfatória de ao menos um dos pré-testes realizados nas datas previstas no Cronograma Preliminar – Anexo VII deste Edital, a fim de se evitar contratempos tecnológicos no dia das provas.
  • 6.1.11.11 Os candidatos são os únicos responsáveis por providenciar o equipamento e a rede adequados segundo os parâmetros mínimos exigidos neste Edital, bem como a instalação e funcionamento do browser de navegação indicado.
  • 6.1.12 A Prova Objetiva será liberada pontualmente às 09h, no horário oficial de Brasília/DF, sendo responsabilidade do candidato acessar o ambiente no horário devido. O IBGP reafirma seu compromisso em prestar esclarecimentos pelos canais oficiais e atender individualmente cada candidato conforme as normas do edital (Cf. Edital 1.14.2).

Também procurado pela reportagem, o TJPR ainda não se manifestou a respeito.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.