Um levantamento de um portal especializado em concursos públicos traçou o perfil mais comum dos candidatos à uma vaga no serviço público. De acordo com o Censo dos Concursos 2024, apesar das disputas atraírem candidatos das mais diversas faixas etárias e formação profissional, a maior parte dos concurseiros é formada por pessoas solteiras, com idade entre 25 e 39 anos e nível superior completo.

O levantamento realizado pelo portal QConcursos mostra que a grande maioria dos candidatos concluiu a universidade. E que um terço dos candidatos que frequentaram ou ainda frequentam uma universidade tem ao menos uma pós-graduação.
Conforme o censo, 78,6% do público pesquisado declarou ter nível superior completo ou em andamento. Dentre esses candidatos, 31,9% concluíram o ensino superior, enquanto aproximadamente 33% são pós-graduados. Os cerca de 35% restantes ainda não concluíram o nível superior.
Números indicam que formação é importante para conquistar uma vaga
Do total de pessoas que responderam à pesquisa, 14,13% declararam possuir apenas o ensino médio de escolaridade. Esses candidatos destacaram concentrar esforços em concursos que não exigem graduação, como os das carreiras policiais e administrativas.
Assim, os resultados da pesquisa reforçam a importância da qualificação profissional para se destacar em concursos. Até porque são cada vez mais comuns os certames que incluem a prova de títulos como critério de classificação dos candidatos.
Concursos ofertam mais vagas para nível superior
Esse perfil se mostra mais adequado também às crescentes exigências dos concursos públicos. De acordo com o censo, 66% do total de vagas abertas em 2024 foram destinadas a candidatos graduados.
Em contrapartida, 21,1% das vagas exigiram o ensino médio, e 13% somente o nível fundamental. Resultado que comprova que os órgãos públicos têm buscado profissionais mais qualificados para compor seus respectivos quadros.
Faixa etária dos concurseiros está entre 25 e 39 anos
De acordo com o Censo dos Concursos 2024, a maioria dos candidatos pertence à faixa etária dos 25 aos 39 anos. 54% dos candidatos entrevistados na pesquisa estão neste intervalo de idade.
Por outro lado, o censo mostra um aumento do percentual de jovens com menos de 20 anos entre os inscritos em concursos públicos. Eles representam atualmente 4,73% do total. Já entre os mais experientes, o censo aponta que apenas 7,1% dos candidatos têm 50 anso ou mais indicando um interesse cada vez mais precoce em concursos públicos como objetivo de carreira.
Mulheres são maioria
No que diz respeito ao gênero dos candidatos, o censo aponta uma divisão bastante igualitária, com uma presença feminina mais forte. As mulheres representam 50,9% dos concurseiros; os homens são 48,9% do total e os não-binários somam os 0,2% restantes.
Já em relação aos relacionamentos, a pesquisa revelou que a maioria dos participantes é solteira, respondendo por 60,11% do total. Outros 34,88% dos entrevistados são casados. Já os restantes 4,75% são divorciados e viúvos.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui