O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício criado pelo Governo Federal para atender aos trabalhadores do setor privado. Seu principal objetivo é financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e outros benefícios aos empregados da iniciativa privada. No entanto, muitos trabalhadores têm dúvidas sobre como encontrar o número individual do PIS, necessário para consultar os direitos trabalhistas atrelados ao programa.

como consultar o número do PIS - carteira de trabalho
Número é facilmente encontrado na versão física da carteira de trabalho (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil e Governo Federal)

A maneira mais simples de consultar o PIS é na versão física da carteira de trabalho. Essa informação está disponível na página de identificação do trabalhador. Entretanto, caso o interessado em saber o número do PIS não esteja com o documento em mãos, existem outras formas de fazer a consulta.

Como consultar o número PIS pelo CPF

Uma das maneiras para consultar o PIS pelo CPF é por meio do portal ou do aplicativo Meu INSS. No portal é possível acessar vários serviços com a conta gov.br e ver o número PIS rápido e fácil.

Basta seguir alguns passos:

  1. Acesse o portal Meu INSS no site ou App;
  2. Clique em “Entrar com gov.br”;
  3. Insira seu CPF e senha;
  4. Abra o menu no canto superior esquerdo;
  5. Verifique o PIS abaixo do seu nome

Mas existem outras formas de realizar essa consulta de forma online.

como consultar o número do PIS - meu INSS
Portal da Previdência Social também disponibiliza o número do PIS (Foto: Governo Federal)

Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

Para consultar o PIS pelo CPF, faça login no aplicativo Carteira de Trabalho Digital com sua conta Gov.br. Após acessar, clique em “Contratos” e, ao lado do nome da sua empresa atual, selecione o ícone de “+” para ver os detalhes, incluindo o número do PIS.

Ao acessar, você encontrará os dados do seu contrato de trabalho atual e o número do PIS/PASEP.

como consultar o número do PIS - carteira de trabalho digital
Número pode ser consultado também na versão digital da carteira de trabalho (Foto: Governo Federal)

Aplicativo Benefícios Sociais Caixa

Outra forma de consulta e pelo aplicativo Benefícios Sociais Caixa, que substituiu o antigo Caixa Trabalhador. Saiba como fazer:

  1. Abra o aplicativo, clique em “Acessar” e informe o seu CPF;
  2. Se ainda não tiver cadastro, siga as etapas para inclusão de usuário e crie uma senha de acesso. A plataforma envia um e-mail de verificação e instruções para ativar a conta;
  3. Com a conta ativa, acesse o aplicativo, insira o login e a senha, e clique no menu no canto superior esquerdo da tela;
  4. Escolha a opção “Meu NIS”. Este número é o mesmo que o do PIS (segundo a Caixa, não há diferença entre eles, pois “são nomenclaturas diferentes para o mesmo número”).

Aplicativo FGTS

Para consultar o número do PIS pelo aplicativo FGTS, baixe o app disponível para iOS e Android e faça login com sua conta Gov.br. No menu, clique no ícone “mais” e selecione “endereço e dados pessoais”. O número do PIS/PASEP aparecerá com outras informações.

Telefone da Caixa

A Caixa Econômica Federal oferece um serviço de consulta do PIS pelo telefone, no número 0800-726-0207. Esse serviço está disponível 24 horas por dia.

Além disso, a Central Alô Trabalho, no número 158, também pode ser uma alternativa para saber informações sobre o PIS.

Telefone do INSS

O PIS pode ser consultado também pelo telefone do INSS. Para isso, basta ligar para a Central 135. Após isso, inserir o seu CPF, selecionar opção 3 (outros assuntos) ou também poderá discar 0 para falar diretamente com um atendente. Quando confirmar seus dados, você recebe o seu número PIS.

A Central de Atendimento do INSS, pelo número 135, permite consultar o número do PIS, das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado, segundo o horário de Brasília.

As ligações para a central do INSS são gratuitas, podendo ser feitas de telefones fixos ou celulares.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.