O Paraná deve ter um novo concurso para o Corpo de Bombeiros em 2025. O edital está previsto para ser lançado no início deste ano e deve ofertar 600 vagas. O Governo do Estado publicou nesta terça-feira (21), no Diário Oficial, os despachos do governador Carlos Massa Ratinho Junior que autorizam a realização do concurso para reforçar as forças de segurança.

“Este é mais um passo para reforçar a segurança pública no Paraná, garantindo mais efetivo para atender melhor os paranaenses e proteger nossas cidades”, afirmou o governador em entrevista na última quinta-feira (17).
O concurso para Bombeiros no Paraná deve oferecer 600 vagas para a função de soldado. O salário inicial é de R$ 5.839,11 e, desta vez, será exigido curso superior dos participantes. A banca avaliadora ainda não foi divulgada oficialmente, porém, deve ser o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que obteve autorização em agosto de 2024. O documento assinado pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Cel. PMPR Hudson Leôncio Teixeira, garante ao instituto a realização de concurso público de provas e títulos, para contratação de soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Nível superior para participantes do concurso de Bombeiros no Paraná
O governador Ratinho Junior sancionou no dia 13 de dezembro de 2023, a lei estadual 21.828, que passa a exigir ensino superior completo como escolaridade mínima para aprovação dos candidatos de concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

Para o ingresso de soldados da Polícia Militar do Paraná (PMPR), a exigência da formação, que antes exigia nível médio completo, passa a ter como critério mínimo ter concluído ao menos um curso de graduação. Aqueles que desejam seguir carreira como oficiais da PMPR deverão ter a formação específica de Bacharel em Direito. Já no caso de quem deseja participar do Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares, será exigida o nível de bacharelado em qualquer área de conhecimento.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!