O Exército Brasileiro está com inscrições abertas para o Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais (CFO) referente ao ano de 2026. O certame oferece um total de 171 vagas, distribuídas entre diferentes áreas, com oportunidades para candidatos de todo o país. O processo seletivo contempla dois editais distintos, voltados para o ingresso nas linhas de ensino das áreas de saúde, magistério e técnica, com formação nas Escolas de Formação Militar do Exército.

aula de formação do Exército
Concurso tem vagas para formação de oficiais (Foto: Reprodução/Exército Brasileiro)

A iniciativa representa uma excelente oportunidade para quem busca uma carreira militar de prestígio, com estabilidade, boa remuneração e chances reais de ascensão profissional. As vagas estão distribuídas em diferentes estados brasileiros, o que amplia ainda mais as possibilidades para os candidatos interessados em ingressar na carreira de oficial do Exército.

Duas grandes portas de entrada

O concurso está dividido em dois grandes blocos: o da Escola de Saúde do Exército (EsSEx) e o da Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx). Ambas as instituições formam oficiais para atuação especializada nas Forças Armadas, e cada uma possui suas especificidades quanto aos cursos, áreas contempladas e pré-requisitos.

helicóptero do exército
Vagas são para diversas áreas do exército (Foto: Reprodução/Exército Brasileiro)

EsSEx – Área da Saúde

Para a Escola de Saúde do Exército, são oferecidas 143 vagas, destinadas a profissionais das áreas de medicina, odontologia e farmácia. Os candidatos aprovados ingressarão no Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde (CFO/S Sau), com início previsto para 2026.

As vagas são distribuídas entre especialidades médicas como anestesiologia, cardiologia, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, pediatria, psiquiatria, radiologia, entre outras. Há ainda vagas para dentistas (em especialidades como endodontia e ortodontia) e farmacêuticos.

Os interessados devem ter nível superior completo na área de interesse, registro profissional no respectivo conselho e, no caso dos médicos, título de especialista reconhecido pelo CFM e AMB. Além disso, o candidato deve ter no máximo 32 anos até 31 de dezembro de 2026, com exceção dos médicos que já possuem residência médica, que podem ter até 34 anos.

paraquedistas do exército
Concurso oferece 171 vagas para 2026 (Foto: Reprodução/Exército Brasileiro)

EsFCEx – Área Técnica e Magistério

Já o edital da Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) traz 28 vagas voltadas a profissionais de nível superior em diversas áreas técnicas e de magistério. As áreas contempladas incluem administração, direito, estatística, informática, psicologia, entre outras. Também há oportunidades para professores de física, matemática, português e biologia.

Para esse concurso, o candidato deve ter até 32 anos até 31 de dezembro de 2026, e possuir diploma de nível superior na área escolhida, além de registro profissional, quando aplicável. A formação militar ocorre na própria EsFCEx, em Salvador (BA), com duração de aproximadamente 37 semanas.

Etapas do concurso

O processo seletivo é composto por várias fases, de modo a garantir a excelência e o preparo dos futuros oficiais. As etapas incluem:

  • Prova escrita objetiva (conhecimentos gerais e específicos da área)
  • Inspeção de saúde
  • Exame de aptidão física
  • Avaliação psicológica
  • Revisão médica e comprovação de requisitos
  • Avaliação de títulos (em alguns casos)

A prova escrita será aplicada em diversas cidades do país, permitindo o acesso de candidatos de diferentes regiões. A previsão é que as provas ocorram no segundo semestre de 2025.

Formação e carreira militar

Após a aprovação em todas as etapas, os candidatos ingressam nos cursos de formação, que são intensivos e voltados à adaptação à vida militar. O objetivo é preparar os profissionais civis para atuarem como oficiais do Exército em suas respectivas especialidades, com conhecimento técnico e treinamento físico e militar.

blindados do exército
Inscrições estão abertas até 14 de junho (Foto: Reprodução/Exército Brasileiro)

Concluído o curso com aproveitamento, o aluno será declarado 1º Tenente, com lotação em diversas unidades do Exército espalhadas pelo território nacional. O salário inicial para o posto gira em torno de R$ 8 mil, além de benefícios como assistência médica, alojamento (em alguns casos), alimentação, estabilidade e plano de carreira.

A progressão na carreira militar é estruturada por mérito e tempo de serviço, oferecendo ao oficial oportunidades de promoções e formação continuada ao longo dos anos.

Inscrições terminam em junho

As inscrições para o Concurso CFO 2026 do Exército estão abertas até o dia 14 de junho de 2025, e devem ser feitas exclusivamente pelo site da EsFCEx. A taxa de inscrição é de R$ 150, e candidatos que atendam aos critérios estabelecidos em edital podem solicitar isenção.

É fundamental que os interessados leiam atentamente os editais completos, disponíveis no site oficial, para conferir todos os detalhes sobre documentação, requisitos específicos de cada área, datas e orientações.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.