O governo do Paraná publicou nesta sexta-feira (12) o edital do concurso público para o quadro próprio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). São 641 vagas de nível técnico e superior para contratação imediata e cadastro de reserva, com salários que podem chegar a R$ 10,8 mil. As inscrições podem ser feitas do dia 14 de janeiro até 12 de fevereiro de 2026.

A aplicação da prova objetiva está prevista 29 de março. A execução do processo seletivo está a cargo da Fundação de Apoio à Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa). As provas serão realizadas em sete cidades do estado: Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Umuarama.
Das 641 vagas, 325 são para promotor de saúde profissional, que envolve as seguintes profissões de ensino superior:
- Administrador
- Analista de sistemas
- Arquiteto
- Assistente social
- Biólogo
- Biomédico
- Contador
- Economista
- Enfermeiro
- Engenheiro agrônomo
- Engenheiro civil
- Engenheiro eletricista
- Engenheiro mecânico
- Farmacêutico
- Físico
- Fisioterapeuta
- Médico
- Médico hematologista
- Médico do trabalho
- Médico psiquiatra
- Médico veterinário
- Nutricionista
- Psicólogo
- Odontólogo.
As outras 316 vagas são para promotor de saúde execução, de nível técnico, distribuídas entre:
- Técnico de enfermagem
- Técnico de laboratório
- Técnico de segurança do trabalho.
Há quase dez anos o Paraná não realizava concurso para o quadro próprio da Sesa. O processo seletivo é gerido pela Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), por meio do Departamento de Recursos Humanos e Previdência (DRH).
A publicação do edital 265/2025 estava programada para ocorrer em janeiro, mas foi adiantada para que os candidatos possam se programar para as etapas seguintes do processo seletivo.
“A antecipação do edital reforça o compromisso do Governo do Paraná com a valorização dos profissionais da saúde. Precisamos fortalecer nossas equipes e ampliar a capacidade de atendimento à população. Com esse concurso, abrimos oportunidades para que novos talentos ingressem no serviço público e contribuam para uma saúde cada vez mais eficiente e humanizada”, afirma o secretário da Saúde, Beto Preto.
A Seap orienta os interessados a acompanharem as etapas no site da Fafipa.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.