O Governo Federal anunciou a realização da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado, mais conhecido como CNU, ainda este ano. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o certame oferecerá 3.352 vagas distribuídas em 35 órgãos da administração pública federal.

candidatos esperam para fazer provas do CNU
Primeira edição do CNU teve mais de 2 milhões de candidatos (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Ainda conforme o ministério, 2.180 destas vagas serão para convocação imediata, sendo 1.672 de nível superior e 508 de nível intermediário. Já as outras 1.172 vagas, todas de nível superior, serão para formação de cadastro reserva.

Etapas e prova do concurso

Apesar de ainda não ter o edital publicado, o CNU 2025 já tem as datas para a realização das provas definida. Conforme o MGI, a prova objetiva será aplicada em 5 de outubro deste ano, em 228 cidades de todas as unidades da federação. Posteriormente, somente para os habilitados nesta primeira fase, acontece a prova discursiva, marcada para 7 de dezembro.

Essa divisão em duas fases distintas é a principal mudança do CNU em relação à edição anterior, realizada em 2024.

Novos blocos temáticos

Na nova edição do chamado Enem dos Concursos, as vagas estarão divididas em nove blocos temáticos, um a mais do que na edição anterior. O MGI adotará a mesma sistemática de inscrição para diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com possibilidade de o candidato definir uma lista com a ordem de preferência pelos cargos.

Banca ainda não foi definida

A banca examinadora ainda não foi definida, e o MGI firmará o contrato com a empresa escolhida por chamamento público, com dispensa de licitação, mesmo modelo adotado na primeira edição do concurso unificado.

Veja a lista de próximos concursos públicos do Paraná
Edital deve ser publicado em julho (Foto: Ilustração)

A partir da contratação da banca examinadora, a estimativa é que o edital do CNU 2 seja publicado no início de julho. De acordo com o cronograma apresentado pelo ministério, as inscrições para o certame devem ser abertas em julho. Já a divulgação dos resultados finais ocorrerá em fevereiro de 2026.

Primeira edição teve mais de 6 mil vagas

A primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado, em 2024, é apontada como o maior certame já realizado no Brasil. O número de inscritos então somou 2.144.397 para disputar 6.640 vagas de cargos públicos de níveis superior, médio e técnico para diversas especialidades, distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal. As remunerações dos futuros servidores federais variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71. (Com informações da Agência Brasil).

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.