O Governo Federal anunciou a realização da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado, mais conhecido como CNU, ainda este ano. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o certame oferecerá 3.352 vagas distribuídas em 35 órgãos da administração pública federal.

Ainda conforme o ministério, 2.180 destas vagas serão para convocação imediata, sendo 1.672 de nível superior e 508 de nível intermediário. Já as outras 1.172 vagas, todas de nível superior, serão para formação de cadastro reserva.
Etapas e prova do concurso
Apesar de ainda não ter o edital publicado, o CNU 2025 já tem as datas para a realização das provas definida. Conforme o MGI, a prova objetiva será aplicada em 5 de outubro deste ano, em 228 cidades de todas as unidades da federação. Posteriormente, somente para os habilitados nesta primeira fase, acontece a prova discursiva, marcada para 7 de dezembro.
Essa divisão em duas fases distintas é a principal mudança do CNU em relação à edição anterior, realizada em 2024.
Novos blocos temáticos
Na nova edição do chamado Enem dos Concursos, as vagas estarão divididas em nove blocos temáticos, um a mais do que na edição anterior. O MGI adotará a mesma sistemática de inscrição para diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com possibilidade de o candidato definir uma lista com a ordem de preferência pelos cargos.
Banca ainda não foi definida
A banca examinadora ainda não foi definida, e o MGI firmará o contrato com a empresa escolhida por chamamento público, com dispensa de licitação, mesmo modelo adotado na primeira edição do concurso unificado.

A partir da contratação da banca examinadora, a estimativa é que o edital do CNU 2 seja publicado no início de julho. De acordo com o cronograma apresentado pelo ministério, as inscrições para o certame devem ser abertas em julho. Já a divulgação dos resultados finais ocorrerá em fevereiro de 2026.
Primeira edição teve mais de 6 mil vagas
A primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado, em 2024, é apontada como o maior certame já realizado no Brasil. O número de inscritos então somou 2.144.397 para disputar 6.640 vagas de cargos públicos de níveis superior, médio e técnico para diversas especialidades, distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal. As remunerações dos futuros servidores federais variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71. (Com informações da Agência Brasil).
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!