Curitiba - A Prefeitura de Curitiba lançou oficialmente nesta sexta-feira (21), o programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego. Primeira ação do gênero na capital, o programa vai garantir passagem gratuita de ônibus para quem está desempregado e à procura de uma colocação no mercado de trabalho em Curitiba.

prefeito Eduardo Pimentel lança Programa  Tarifa Zero a Caminho do Emprego, na Rua da Cidadania Pinheirinho
Programa foi uma das promessas de campanha de Eduardo Pimentel (Foto: Beatriz Frehner/RICtv)

Ao apresentar o programa em uma solenidade na Rua da Cidadania do Pinheirinho, o prefeito Eduardo Pimentel destacou a importância social da iniciativa, que dará duas passagens (de ida e volta) de ônibus para candidatos à uma vaga de emprego poderem se deslocar para uma entrevista ou processo seletivo.

Como funcionará o programa

Para ter direito ao benefício, o candidato precisa ser encaminhado à seleção exclusivamente por uma das dez unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) administradas pelo município ou pelo Sine Móvel. 

O valor equivalente a duas passagens será carregado no cartão-transporte Urbs, na categoria Usuário, nas unidades do Sine, em máquinas já instaladas pela Urbs. Cada encaminhamento dá direito a duas passagens.  

O programa prevê até três encaminhamentos por candidato a cada mês, com um total de seis passagens gratuitas. No entanto, ele é válido somente para vagas em Curitiba registradas no Sine municipal.

“Essa foi uma promessa de campanha que estamos entregando hoje. Em janeiro, lançamos o Domingão Paga Meia, que foi um sucesso. Hoje, iniciamos o Tarifa Zero a Caminho do Emprego”, afirmou o prefeito.

Cidade tem cerca de 50 mil pessoas em busca de emprego

Apesar de registrar seguidas quedas na taxa de desemprego, que atualmente é a menor dos últimos dez anos, Curitiba tem cerca de 50 mil pessoas em busca de uma vaga no mercado de trabalho.

usuário utilizando o cartão-transporte
Programa permite acesso à Rede Integrada do Transporte (Foto: Hully Paiva/Secom)

A capital fechou o ano passado com uma taxa de desocupação de 4,3%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, referente ao quarto trimestre, divulgada pelo IBGE na semana passada.

“Estamos praticamente com pleno emprego, com uma taxa de cerca de 4%. E nosso objetivo é fortalecer ainda mais o mercado de trabalho na cidade, porque ele faz a economia crescer. Queremos que os empresários gerem ainda mais vagas e que o trabalhador tenha acesso a essas oportunidades”, complementa Pimentel.

Participação no programa depende de alguns requisitos

De acordo com a prefeitura, os beneficiados pelo programa poderão utilizar a gratuidade em qualquer linha urbana da Rede Integrada de Transporte de Curitiba e fazer as integrações disponíveis em terminais e estações-tubo. A única exceção é a Linha Turismo.

Para poder usufruir do benefício, o candidato que está desempregado deve ser morador de Curitiba, ter renda familiar de até três salários mínimos e ter cadastro no e-Cidadão. Além disso, deve apresentar número do CPF e documento de identificação oficial com foto e o cartão-transporte registrado no seu nome em uma das dez unidades do Sine ou na unidade móvel.

Caso o candidato ainda não tenha o cartão-transporte, ele pode obtê-lo gratuitamente. Para isso, basta fazer o agendamento prévio pela Agenda Online em uma das unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania ou no Urbs Móvel.

As unidades Sine da Prefeitura ficam nas nove Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC. O atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Já o Sine Móvel tem horário de atendimento das 9h às 15h30, de segunda a sexta-feira.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.