A definição de quantas horas estudar para ter sucesso em um concurso público varia de acordo com a rotina e o nível do candidato. Apesar de não ter um tempo definido, é imprescindível uma rotina de estudos, inclusive durante os finais de semana. O ideal é que os candidatos separem algumas horas diariamente para focar no aprendizado e incluir revisões periodicamente.

Horas de estudo depende de rotina dos candidatos
Horas de estudo depende de rotina dos candidatos (Foto: OlgaPS / stock.adobe.com)

Professores de cursos preparatórios destacam a importância da rotina de estudos. A quantidade de horas diárias depende da concorrência do concurso, do nível exigido e também da disponibilidade do candidato. 

Além disso, se um candidato já estudo há um determinado tempo e participa de concursos públicos com recorrência, as horas diárias de estudo podem ser reduzidas, visto que, a maioria do conteúdo já foi revisada. Em provas com temas específicos, é necessária uma preparação específica para os assuntos. 

Quantas horas devo estudar para concurso?

Para criar uma rotina de estudos, os candidatos precisam colocar os compromissos diários em uma planilha e definir quanto tempo livre terá para se dedicar aos novos conhecimentos. É preciso determinar atividades flexíveis e encaixar os estudos para que faça parte do cotidiano.

Além disso, outro ponto importante é não comparar a quantidade de horas com outros concurseiros. O participante não conhece o nível de aprendizado e também não sabe quantas horas disponíveis o adversário possui. Conforme o diretor de mentorias no Qconcursos, Fernando Mesquita, a rotina de estudos é individual.

“Procure estabelecer uma rotina de pelo menos de uma a três horas por dia e, se não tiver esse tempo hoje, comece com o que tiver, porque qualquer estudo é melhor do que nenhum estudo”, declarou o professor Fernando Mesquita ao site Qconcursos.

Se a rotina de segunda a sexta contar com menos horas livres, os candidatos podem aproveitar os finais de semana para intensificar os estudos. Como prática de desenvolvimento, os concurseiros podem iniciar a rotina com menos horas e ir aumentando com a prática, como neste demonstrativo:

  • Iniciante – 1 hora inicialmente;
  • Intermediário sem edital previsto – 2 horas inicialmente;
  • Intermediário com edital previsto – 3 horas inicialmente;
  • Pós-edital – 4 a 6 horas inicialmente.

É importante destacar que os participantes precisam ficar atentos com tempo de descanso, sono e alimentação.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.