Um dos grandes desafios para os concurseiros é saber administrar o tempo para conseguir resolver todas as questões das provas dos concursos públicos. De acordo com especialistas na preparação para os certames, aprender a resolver questões de forma eficiente pode ser o diferencial para a aprovação.

Assim, desenvolver estratégias para resolver os enunciados é uma boa maneira de otimizar o tempo. Conforme o professor Fernando Mesquita, diretor de mentoria da plataforma Qconcursos, alguns procedimentos simples podem ajudar o candidato a resolver as questões com maior eficiência.
Leia também:
- Confira concursos públicos com inscrições abertas no Paraná
- Status do concurso: entenda todas as fases de um concurso público
- Saiba quais são os concursos de nível médio mais esperados para 2025
“O primeiro passo para resolver qualquer questão é prestar atenção ao enunciado. Ele não só define o que está sendo perguntado, mas também fornece pistas sobre a resposta correta. Em questões de múltipla escolha, o enunciado precisa ser lido com muita atenção. Ele é o ponto de partida para toda a sua análise”, afirma Mesquita.
Estratégias simples ajudam a não desperdiçar o tempo
Saber priorizar as áreas de maior domínio também é uma boa estratégia para se sair bem nas provas. Esse é uma das dicas de Marco Brito, diretor pedagógico da Degrau Cultural. Ele também aconselha que os candidatos sempre comecem as provas pelas questões objetivas, deixando redação e questões discursivas para um segundo momento.
“O ideal é sempre começar pela prova objetiva. Isso porque ela geralmente tem limite de tempo mais apertado, e as questões exigem atenção e concentração. Realizar a redação no início pode consumir uma parte significativa do seu tempo, além de ser uma tarefa mentalmente cansativa”, destaca.
Confira outras dicas dos especialistas que podem ajudar na aprovação:
Inicie a prova pelas disciplinas de maior domínio
Sempre que possível, comece a prova pela disciplina com a qual você tem mais familiaridade. Isso tem dois efeitos positivos: você ganha confiança logo de cara e tende a resolver essas questões de forma mais rápida, economizando tempo.
Pense na resposta antes de analisar as alternativas

Depois de entender o enunciado, tente pensar na resposta antes de olhar as alternativas. Dessa maneira, você evita ser influenciado por opções erradas ou enganosas. Após ler o enunciado, então pause e formule mentalmente qual seria a resposta correta. Só então passe para as alternativas, buscando a que melhor corresponde à sua ideia inicial.
Deixe as questões difíceis para depois
Uma das melhores formas de evitar bloqueios mentais é não insistir muito em uma questão que você não sabe de imediato. Assim, ao encontrar uma questão difícil, marque-a e siga em frente. Em seguida, ao chegar ao fim da prova, volte para aquelas que você pulou. Esse ciclo permite que você administre melhor o tempo. Também evita que se gaste minutos preciosos com questões que podem ser resolvidas depois, quando o cérebro já tiver processado mais informações.
Elimine alternativas absurdas

Ao examinar as alternativas, comece eliminando aquelas que claramente não têm relação com o enunciado ou então com a resposta que você pensou previamente. Dessa forma, você reduz o número de opções e concentrar sua atenção nas escolhas mais prováveis.
Ganhe tempo em questões com itens ou lacunas
Questões que envolvem itens ou lacunas podem ser resolvidas de forma mais rápida ao analisar um item de cada vez. Resolva o primeiro item e verifique quais alternativas ainda são possíveis com base nessa resposta e só então resolva o segundo item. Isso muitas vezes permite eliminar opções e simplificar a resolução.
Procure o erro nas alternativas
Em questões de múltipla escolha ou de certo e errado, muitas vezes basta identificar um único erro para eliminar uma alternativa ou descartar um item. Assim, não perca tempo buscando mais erros se um já foi encontrado. Ao analisar uma alternativa, divida-a em partes menores. Se um trecho estiver incorreto, você já pode descartar essa opção e seguir em frente.
Gerencie o tempo com eficiência

Divida o tempo proporcionalmente entre as questões, a redação e marcação do cartão-resposta. Se você tiver cinco horas de prova, por exemplo, reserve três horas para a prova objetiva, uma hora e meia para a redação e 30 minutos para preencher o cartão.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui