Um concurso público começa a ser preparado muito antes da publicação de um edital, e muitos termos são utilizados como ‘status do concurso’. Para os órgãos conseguirem a liberação do processo seletivo para novas vagas, o certame precisa ter o orçamento aprovado, autorização dos órgãos competentes, preparação para a realização das provas e enfim o edital publicado. 

Conheça cada fase e o que significa o status do concurso público
Conheça cada fase e o que significa o status do concurso público (Foto: Freepik)

Um bom concurseiro fica atento a todas as fases do concurso e realiza um planejamento baseado no status da prova. Além disso, ficar por dentro da evolução do processo ajuda a compreender melhor o certame e o estilo de avaliação.

Leia também:

Status do concurso

Um concurso público pode ser dividido em etapas, que, na prática, são chamadas acompanhadas por meio do status. A primeira fase compreende no levantamento dos dados e na necessidade da abertura de vagas. Na sequência acontece a preparação do órgão que irá fazer o processo seletivo e, por fim, a divulgação do concurso com a aplicação das provas em datas determinadas. Conheça cada uma das fases de um concurso público:

  • Orçamento: os custos de um concurso público devem estar dentro da Lei Orçamentária Anual, com isso, nenhum edital é liberado sem a garantia da verba para execução de todas as etapas. Além disso, inclui os custos dos novos contratados, os aprovados no concurso.
  • Autorização: com o recurso garantido para a aplicação das provas e as vagas disponíveis, os órgãos interessados em lançar edital precisam de várias autorizações internas. Entre os pré-requisitos está a comprovação da necessidade de novos contratados.
  • Banca examinadora: quando o concurso se encontra no status autorizado, é formado um grupo para acompanhar as próximas etapas e determinada uma banca examinadora, que será responsável pela organização e aplicação das provas. Esta banca geralmente é uma instituição.
  • Produção e publicação do edital: esta é uma das etapas mais aguardadas pelos concurseiros. Com a definição da banca, os profissionais preparam o cronograma, determinam os conteúdos e lançam o edital para os participantes. Todas as regras e exceções do concurso devem ser divulgadas nesta etapa. Geralmente as provas acontecem entre 60 e 90 dias após o lançamento do edital.
  • Inscrições: com todas as informações do concurso em mãos, os concurseiros estão prontos para mudar o status e iniciar a preparação final. Geralmente esta etapa pode ser feita de maneira virtual e existem prazos específicos, como, por exemplo, para pedido de isenção do valor da inscrição.
  • Provas: o processo de aplicação das provas de um concurso público pode acontecer em mais de uma fase. Os concurseiros precisam ficar atentos aos dias e horários, e sempre chegar com antecedência.
  • Resultados: a divulgação dos aprovados acontece após a correção das provas e a avaliação de critérios específicos, que variam entre os certames. Alguns concursos exigem teste de aptidão física, avaliação psicotécnica, avaliação física, investigação social, entre outros. Após a conclusão desta etapa são divulgados os aprovados.
  • Posse do cargo: esta é a última fase a mais esperada dos concurseiros. Os aprovados no processo seletivo são convocados, nomeados e empossados.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui    

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.