O Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) foi disponibilizado ao público, às 16h desta segunda-feira (1°).

O documento pode ser acessado pelos 42.499 candidatos habilitados para a segunda fase do concurso, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição responsável por ser a banca examinadora do processo seletivo.
No cartão, o participante encontra dados essenciais para a realização da prova discursiva, marcada para 7 de dezembro: local do exame, número de inscrição, data e horário. O documento também indica se o candidato terá direito a atendimento especializado ou ao uso do nome social, caso tenha solicitado no momento da inscrição e recebido autorização da coordenação do concurso.
Como consultar o local da segunda fase do CNU 2025
No site da Fundação Getúlio Vargas, destinado ao CNU 2025, o candidato pode optar por dois caminhos:
- Acessar a área de arquivos do concurso e clicar em “Consulta ao Local da Prova Discursiva”;
- Informar o número do CPF.
Ou
- Acessar a “Página de Acompanhamento” do candidato;
- Fazer login com os dados da plataforma Gov.br;
- Baixar o cartão de confirmação.
Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão e a FGV recomendam levar o cartão impresso no dia da realização da prova para facilitar a localização e organização do candidato.
Horários de aplicação da prova discursiva do CNU 2025
Segundo o edital, no dia da prova, os portões de todos os locais de aplicação serão fechados, pontualmente, às 12h30, portanto, 30 minutos antes do início das provas discursivas, seguindo o horário de Brasília.
Para cargos de nível superior, a prova discursiva terá duração de três horas e será realizada das 13h às 16h. Já os candidatos a cargos de nível intermediário farão as provas em horário reduzido, de duas horas: das 13h às 15h.
Como será a prova discursiva
Para cargos de blocos temáticos de nível superior, a prova terá duas questões discursivas, totalizando 45 pontos. Para nível intermediário, a avaliação será composta por uma redação dissertativa, com valor total de 30 pontos.
Os textos deverão ter até 30 linhas e serão avaliados a partir de dois critérios:
- Conhecimentos específicos: 50% da nota total para nível superior;
- Domínio da língua portuguesa: 50% da nota para os cargos de nível superior e 100% para nível intermediário.
A prova deve ser escrita à mão, com caneta esferográfica azul ou preta. Somente o texto transcrito na folha definitiva será considerado para correção.
Sobre o CNU 2025
Conhecido como “Enem dos Concursos“, o CNU 2025 oferece 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos do governo federal. São 3.144 vagas para nível superior e 508 para nível intermediário.
Este concurso público também tem o objetivo de formar um banco de candidatos aprovados em lista de espera para cargos de níveis superior e intermediário.
De acordo com o MGI, 2.480 vagas são para contratação imediata e 1.172 para provimento em curto prazo, após a homologação.
Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos. O MGI repetiu o modelo adotado na primeira edição do CNU, o de inscrição do candidato para diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com lista de preferência definida pelo próprio candidato.
O CNU 2025 registrou 761.528 inscrições confirmadas, inscritos de todos os estados brasileiros, de 4.951 municípios.
*Com informações da Agência Brasil e supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.