Professores, técnicos, secretários municipais e prefeitos de diversas regiões do Paraná estão reunidos para debater os avanços da rede pública de ensino durante o Congresso Estadual de Educação, que começou nesta segunda-feira (25) e segue até terça-feira (26). Com o tema “Onde o Conhecimento Encontra Propósito”, o encontro é promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Estado (CIEDEPAR).

O presidente do CIEDEPAR e prefeito de Nova Cantu, Airton Antônio Agnolin, reforçou o papel do consórcio na articulação entre diferentes esferas do poder público. Segundo ele, “o objetivo é criar um dispositivo entre as prefeituras, o consórcio, o Governo do Estado e o Governo Federal para buscar recursos e desenvolver a educação no Paraná.”
A prefeita de Roncador, Marília Perotta Bento Gonçalves, destacou a relevância do debate contínuo sobre educação: “É um tema extremamente importante, e nós temos que estar sempre por dentro e ajudando da melhor maneira possível.”
Para Edimar Santos, secretário nacional da Confederação dos Municípios, o congresso é essencial para gestores recém-eleitos: “Temos novos secretários, novos prefeitos e prefeitas, e este é o momento de troca de experiência, de conhecer novas tecnologias e ter imersão com palestrantes renomados.”
Fiscalização e aplicação correta dos recursos da Educação
Durante o evento, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Ivens Linhares, reforçou a necessidade de responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. Ele apresentou o PROGOV, programa voltado à fiscalização das políticas públicas.
“É um trabalho de orientação aos servidores municipais para melhorar o atendimento à população, propiciando uma educação melhor para os habitantes do município”, afirmou Linhares.
Representando o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a presidente Fernanda Macedo Pacobahyba destacou que o fundo conta, neste ano, com R$ 110 bilhões destinados à educação básica. Ela alertou, porém, para dois desafios centrais: o subfinanciamento e a dificuldade dos municípios em aplicar os recursos disponíveis.
“O Brasil investe um terço da média da OCDE na educação básica. Precisamos colocar mais dinheiro. Mas também é preciso melhorar a qualidade do gasto. Ainda há muito dinheiro parado em conta e desconhecimento sobre como utilizá-lo”, afirmou.
Para os participantes, o encontro tem sido agregador
Após dois dias de discussões intensas, os participantes retornam aos seus municípios levando novas orientações e metas para fortalecer a educação local.
A secretária de Educação de Cruzeiro do Iguaçu, Margarete Vigano, resumiu o sentimento geral: “A gente sai daqui com uma bagagem grande, trabalhando com novas possibilidades.”
Programação do Congresso Estadual de Educação:
Na terça-feira (25), a programação do Congresso Estadual de Educação começou com o Coral dos alunos do Ensino em Tempo Integral de Lapa que fez uma apresentação cultural, antecedendo a abertura oficial, que reuniu autoridades como o presidente do CIEDEPAR, Airton Agnolin, representantes do Tribunal de Contas do Estado, FNDE, AMP, CNM, além de prefeitos, deputados e secretários.
Às 10h, o presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Linhares, apresentou o PROGOV, programa de avaliação da educação e de outras áreas públicas. Logo depois, às 11h, a presidente do FNDE, Fernanda Macedo Pacobahyba, falou sobre políticas educacionais, investimentos e organização dos recursos do fundo. A manhã encerrou com intervalo para almoço.
Na quarta-feira (26), as atividades começam com a primeira palestra do dia, às 9h, com Fabiana Campos, especialista em gestão educacional e ambiental, falando sobre educação com propósito e a formação de indivíduos críticos e preparados para os desafios contemporâneos. Confira a lista completa de atividades:

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.