Curitiba - Começou nesta quinta-feira (18) a duplicação do Contorno Norte de Curitiba. Ao todo, 16 quilômetros (entre os quilômetros 5 e 21) passarão por obras previstas até o final de 2027. O empreendimento ainda contará com sete novos viadutos, que prometem ampliar a segurança viária e a fluidez do trânsito.

Somente no Contorno Norte serão investidos R$ 170 milhões nos próximos três anos. Mas o Lote 1 das obras, na qual se encontra esse empreendimento, ainda inclui a destinação de R$ 13,1 bilhões em 30 anos para reformas na BR-277, entre Curitiba e Guarapuava, e da PR-423, entre Araucária e Campo Largo, além dos contornos Sul e Norte da capital paranaense.
“A população do Paraná acompanhou com transparência todo esse processo e acreditou no modelo moderno e inovador que o Governo do Estado propôs, com muitas obras e tarifas justas, e que hoje é adotado pelo governo federal em outras concessões”, explicou o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD).
Já o ministro dos Transportes, Renan Filho, pontuou que o Paraná está no “centro do maior ciclo de concessões rodoviárias da história do Brasil” e que o Contorno Norte “simboliza essa nova fase”.
“Além de termos tarifas 45% menores do que no modelo anterior, as obras começaram imediatamente, com duplicações, vias marginais e um conjunto completo de melhorias. O Paraná já é uma potência na agricultura, na indústria, no turismo e nos serviços, e agora vai poder ainda mais com rodovias modernas e eficientes”, disse o ministro.
O que é o Contorno Norte de Curitiba?
O Contorno Norte de Curitiba é uma via estratégica para a mobilidade urbana e logística da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Ele é responsável por conectar rodovias estaduais e federais importantes, facilita o tráfego de veículos pesados fora do eixo central da capital e reduz o tempo de deslocamento entre bairros e municípios vizinhos.
“A duplicação do Contorno Norte também representa um avanço estratégico para a mobilidade entre Curitiba e os municípios vizinhos, com impacto direto no desenvolvimento urbano e na atração de novos empreendimentos para a região, mas o mais importante é que essa obra vai salvar vidas, trazendo mais segurança e conforto a quem utiliza esse importante eixo todos os dias”, analisou o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD).
A concessionária responsável pelo Lote 1 é a Via Araucária, que já opera desde fevereiro com a prestação de serviços de atendimento 24 horas, além da realização de obras de recuperação de toda a malha viária, incluindo reparos nos asfalto e melhorias na sinalização dos trechos.
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