Para normalizar no menor tempo possível o funcionamento das redes de distribuição de energia elétrica, afetado principalmente por ventos fortes e descargas atmosféricas, mais de 250 pessoas, com uma frota de uma centena de veículos, atravessaram a madrugada trabalhando.
Ao todo, 147 mil unidades consumidoras de 26 municípios da região leste do Estado tiveram algum tipo de transtorno no fornecimento de eletricidade por causa do temporal – desde desligamentos rápidos, com poucos segundos de duração, até interrupções provocadas por avarias na rede elétrica para cuja solução houve necessidade de intervenção das equipes de emergência da Copel. Em Curitiba, os efeitos do temporal sobre os serviços de energia foram sentidos em 34,5 mil unidades consumidoras de 18 bairros.
Às 16 horas de terça-feira, 179 domicílios em Curitiba – a maior parte no bairro de Santa Felicidade – permaneciam aguardando atendimento, bem como outras 5,3 mil unidades consumidoras localizadas em municípios da Região Metropolitana (Pinhais, especialmente) e Litoral.
As equipes técnicas iriam continuar trabalhando para religar todos os consumidores ao longo da tarde. “Graças ao comprometimento de nossos profissionais, conseguimos reduzir bastante o número de domicílios desligados. Vamos seguir trabalhando para normalizar a situação ainda nas próximas horas”, afirmou ao final da manhã Francis de Alencar Prado, gerente de Manutenção e Operação Leste da Copel.
Na Capital, os bairros mais afetados pelo temporal foram Bacacheri, Vista Alegre, Bom Retiro, Santa Felicidade e Centro. Na Região Metropolitana, os municípios de Pinhais, Araucária, Fazenda Rio Grande, Almirante Tamandaré, Quatro Barras e Campina Grande do Sul foram especialmente atingidos.
A maior parte das interrupções no fornecimento de energia foi provocada por descargas elétricas, ventos fortes e quedas de galhos de árvores sobre a rede elétrica.
Oeste – Também as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná enfrentaram um temporal na segunda-feira, cujos efeitos foram sentidos pelos consumidores de energia elétrica. Cerca de 200 equipes de emergência da Copel nas duas regiões mantiveram-se mobilizadas desde a noite de segunda-feira para recompor trechos do sistema de distribuição de energia elétrica danificados pela tempestade – a terceira de grandes efeitos neste mês.
Na terça-feira pela manhã, dos 215 mil domicílios que registraram algum incidente de falta de energia elétrica durante o temporal nas duas regiões, 20 mil aguardavam atendimento das equipes da Copel, total que havia caído para 9 mil no princípio da tarde. Das 950 ocorrências comunicadas ao serviço de emergências da Companhia, quase metade teve origem nas regiões de Cascavel e Laranjeiras do Sul.
O município de Cascavel foi bastante atingido, principalmente nas regiões leste e norte da cidade, onde a Copel contabilizou a existência de 20 pontos da rede elétrica com cabos rompidos devido a queda de árvores e galhos sobre a fiação. Como em Curitiba, os trabalhos de restabelecimento e normalização dos serviços de eletricidade tiveram continuidade ao longo do dia.