O Santuário Nossa Senhora do Carmo celebra realiza procissão sobre os tapetes enfeitados ao redor da Praça do Carmo. (Foto: Divulgação)

Na região central, a celebração acontece a partir das 14 horas em frente à Catedral e é seguida de procissão pela Av. Cândido de Abreu até o Centro Cívico

Mais de 15 mil fiéis são aguardados em Curitiba para a celebração da solenidade de Corpus Christi, na quinta-feira (26). Na região central, a celebração acontece a partir das 14 horas em frente à Catedral e é seguida de procissão pela Av. Cândido de Abreu até o Centro Cívico. O trajeto contará com a decoração de 1,8 mil metros de tapetes confeccionados por mais de 2 mil fiéis. O tema das decorações neste ano é o Ano Santo da Misericórdia da Igreja Católica.

A procissão é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. A programação em Curitiba conta, no período da manhã, com celebrações em diversas paróquias. Desde 2005, a procissão é realizada na Av. Cândido de Abreu.

O percurso é marcado pelo tapete artesanal entre o Obelisco de Nossa Senhora da Luz, ao lado da Catedral, até a praça Nossa Senhora de Salete em frente ao Palácio Iguaçu. Os lotes, com cerca de 15 metros cada, são divididos entre os voluntários das comunidades da arquidiocese com dois meses de antecedência da solenidade. Cada espaço fica sob a responsabilidade da comunidade inscrita com a equipe organizadora do evento. 

 

Trânsito

Por causa da procissão realizada pela Arquidiocese de Curitiba, serão realizados bloqueios e desvios de trânsito na região central da cidade nesta quinta-feira.

A partir das 7 horas, haverá bloqueios no cruzamento da Praça Rio Iguaçu com o início da Av. Cândido de Abreu e Rua Dep. Mário de Barros. Também haverá bloqueios totais nos seguintes cruzamentos: Rua Mauá com a Rua Campos Sales; pista lenta sentido Centro da Av. João Gualberto com as ruas Augusto Severo e Mauá; Rua Lysimaco Ferreira da Costa com Av. Cândido de Abreu.

Entre 14h30 e 16h30, haverá bloqueios totais na Praça Tiradentes no cruzamento com a Travessa Tobias de Macedo e com a Rua Monsenhor Celso, e no cruzamento das ruas Cruz Machado e Do Rosário.

A missa acontecerá às 15 horas em frente à Catedral Basílica, na Praça Tiradentes, com saída da procissão prevista para as 16h30. Haverá bloqueio total de todos os cruzamentos da Rua Barão do Serro Azul e a procissão seguirá pela pista central da Av. Cândido de Abreu – as pistas laterais da via estarão liberadas para os veículos. Às 18 horas haverá a Benção do Santíssimo Sacramento em frente ao Palácio Iguaçu. No mesmo período, também haverá bloqueios totais no cruzamento da Rua Aristides Teixeira com as ruas Mateus Leme e Papa João XXIII e na rótula da Praça Nossa Senhora de Salete (Centro Cívico).

Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito estarão na região para orientar o tráfego de veículos.

Serviço religioso – Procissão na região central

6h às 12h – Confecção dos tapetes na Cândido de Abreu

14h – Animação do Ministério Evangelizar É Preciso com a presença do Pe. Reginaldo Manzotti em frente à Catedral Basílica (Praça Tiradentes).

15h – Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo em frente à Catedral

16h30 – Procissão com o Santíssimo Sacramento pela Cândido de Abreu, da Catedral até a praça Nossa Senhora de Salete em frente ao Palácio Iguaçu

18h – Benção do Santíssimo Sacramento