Comentários do professor André Luiz, do curso Apogeu, sobre a prova de Arquitetura e Urbanismo, da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná:
QUESTÃO 1:
Faça, em uma das folhas em branco, um desenho de observação à mão livre dos óculos de plástico fornecidos no início da prova. Desenhe de memória, na mesma folha, um estojo para os óculos e um tijolo cerâmico de dois furos.
Os objetos (óculos e estojo) deverão tocar o tijolo em, ao menos, uma de suas faces.
A localização dos objetos (óculos, estojo e tijolo) e a forma como eles se dispõem serão definidas pelo candidato.
Como material de desenho, nesta questão, use lápis grafite preto, caneta esferográfica preta, caneta hidrográfica preta ou caneta nanquim preta. Não use cor.
O objetivo da questão é a capacidade de desenho de observação e memória, conhecimento de relações de proporções e medidas e também relações de perspectiva, além da capacidade de compor objetos no espaço plano do papel, de forma equilibrada.
COMENTÁRIO: A questão pedia do candidato conhecimento de objetos do cotidiano. A UFPR forneceu aos candidatos óculos de festa para que fosse desenhado a partir de observação, e pediu também, para que fossem anexados na composição um tijolo e um estojo do óculos de memória. O detalhe é que tanto óculos quanto estojo deveriam estar apoiados em uma das faces do tijolo. Perceba que esta questão pedia para que o candidato desenhasse antes na mente (criasse mentalmente uma solução), pois se desenhasse o óculos primeiro poderia não encaixar com os demais objetos. A coletânea de objetos permitia explorar várias texturas, confeccionar “n” efeitos de luz e sombra atém de texturas variadas. É o tipo de questão que requer um observador atento, e que tenha conhecimento de ferramentas do desenho de observação “na ponta do lápis”.
QUESTÃO 2 – Faça um desenho à mão livre da perspectiva isométrica* de uma escada no ambiente definido pelo desenho dado em folha anexa. A escada terá 120 cm de largura e deverá vencer um desnível de 85 cm, do piso 1 ao piso 2. Esses pisos têm revestimento cerâmico de 30 x 30 cm, conforme o desenho dado. Cada degrau terá 30 cm de profundidade.
Considere a seguinte fórmula para o cálculo dos degraus da escada: 2h + p: 64 cm (h = altura do degrau; p = profundidade do degrau)
Desenhe também uma pessoa subindo ou descendo a escada, ou parada ao lado dela. O desenho deverá ser feito na própria folha denominada “Questão 2”.
Como material de desenho, nesta questão, use lápis grafite preto ou lapiseira. Não use cor.
O objetivo da questão é a percepção de medidas e proporções do espaço e da figura humana.
*Obs.: O desenho da perspectiva isométrica é baseado em um sistema de três semirretas que têm o mesmo ponto de origem e formam entre si três ângulos de 120° (equiangular). Em relação a uma linha imaginária horizontal, que passa pelo ponto de origem, duas dessas semirretas fazem 30° e uma faz 90°.
COMENTÁRIO: É recorrente a UFPR pedir questões técnicas em sua prova. Aquelas como a dos ambientes com dois furos em cada parede, ou a do tapete fofo com luminária triangular no teto a 50 cm de altura. Porém esta questão colocou o tema “escadas” em jogo. Escadas e cadeiras, são exercícios normais para os alunos da graduação. Particularmente, achei uma bela questão. Necessitava conhecer os conceitos da perspectiva isométrica, conteúdo que é novo no vestibular da UFPR. Embora dessem uma malha quadriculada na hora da prova (não esta no site da UFPR a ausência desta malha compromete um pouco o entendimento de futuros candidatos) o candidato deveria fazer uma conta para chegar a conclusão de quantos degraus deveria construir. Isso mostra a interdiciplinaridade da questão e até mesmo do curso.
QUESTÃO 3 – Problemas como crescimento desordenado, verticalização, poluição visual, adensamento e aglomeração caracterizam as metrópoles contemporâneas. São as chamadas “selvas de pedra”.
Faça uma composição artística no plano bidimensional (folha em branco), que expresse a ideia do CAOS URBANO, usando apenas a forma quadrada como elemento compositivo. A quantidade e o tamanho dos quadrados são de livre escolha do candidato. A composição pode ser abstrata ou figurativa, em técnica livre e com o uso de cor.
O objetivo da questão é a capacidade de criação de uma composição artística com base em um tema preestabelecido e segundo teorias de composição da forma bidimensional. Assim, além da criatividade na representação do tema proposto, serão avaliados os conhecimentos relativos às teorias compositivas, à teoria da cor e ao uso de técnicas artísticas.
COMENTÁRIO: Esta questão pedia o conhecimento criativo por parte do aluno. A UFPR forneceu um pequeno texto, duas linhas para ser especifico, a partir deste discurso pedia para que o candidato APENAS A FORMA QUADRADA como elemento compositivo. Muitos alunos na saida da prova comentaram que fizeram cubos e outras derivações de sólidos geométricos. Vejo que a questão estava clara, pedia variações de quadrados, tamanho, disposição. Creio que termos como FORMA poderiam ser melhor explicados pela instituição, uma vez que FORMA para alguns autores, é o mesmo que formato para outros, o que é 3D para uns é 2D para outros. Uma questão que explorava conhecimentos de cores e forma, de forma artística.