Comentários dos professores Gabriel Skiba, Thiago Zeni e Ricardo Almeida, do curso Apogeu, sobre a prova de Biologia, da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná:
QUESTÃO 1
RESPOSTA: Os tecidos internos devem ser elásticos, portanto são tecidos esclerenquimáticos. Mesmo esse tecido sendo constituído por células mortas lignificadas, ainda apresenta certo movimento. Adquirem capacidade de sustentação de órgãos vegetais e evitam que eles quebrem.
QUESTÃO 2
RESPOSTA:
INTENSIDADE LUMINOSA ALTA: Estômatos se abrem.
INTENSIDADO LUMINOSA BAIXA: Estômatos de fecham.
(Na presença de luz a fotossíntese acontece, e quanto maior a intensidade luminosa, mais os estômatos se abrem para fazer as trocas gasosas e otimizar o processo.)
SUPRIMENTO DE ÁGUA ALTO: Estômatos se abrem.
SUPRIMENTO DE ÁGUA BAIXO: Estômatos se fecham.
(Na presença de luz a fotossíntese acontece, e quanto maior a intensidade luminosa, mais os estômatos se abrem para fazer as trocas gasosas e otimizar o processo.)
CONCENTRAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO ALTA: Estômatos se fecham.
CONCENTRAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO BAIXA: Estômatos se abrem.
(Levando em consideração a baixa concentração de gás carbônico no interior da folha, mesófilo foliar, o vegetal necessita sequestrar mais carbono da atmosfera. Assim, abre seus estômatos para compensar a menor concentração desse gás nos seus tecidos, fundamental para a fotossíntese.
QUESTÃO 3
RESPOSTA:
a) Ao vomitar, perde-se ácido clorídrico. Assim, para compensar essa perda, retira-se íons Hidrogênio da circulação, elevando o pH.
b) Na diarreia há perda de íon bicarbonato. Para compensar essa perda, o sistema gastrointestinal retira bicarbonato da circulação, diminuindo o pH.
c) Com a respiração forçada, o organismo entra em alcalose metabólica pois diminui a taxa de ácido carbônico sanguíneo. Para que haja uma compensação, deve-se reduzir a frequência respiratória, acumulando o gás carbônico necessário para equilibrar o pH.
QUESTÃO 4
RESPOSTA:
a) Enzimas hidrolíticas
b) Se o pH no interior dos lisossomos for igual ao pH do citosol, qualquer lesão lisossomal levaria a uma destruição celular.
QUESTÃO 5
RESPOSTA:
Como o exercício trata de herança ligada ao sexo e nas drosófilas encontramos o sistema XY, a fêmea da geração Parental é XAXA (homozigota de olhos vermelhos) e o macho é XaY (olhos brancos). Decorrente desse cruzamento, observamos os seguintes resultados em F1:
Fêmeas: XAXa e Machos: XaY
Do cruzamento entre os indivíduos da geração F1, obtemos os seguintes resultados em F2:
Fêmeas: XAXA e XAXa (100% olhos vermelhos)
Machos: XAY e XaY (50% de olhos vermelhos e 50% olhos brancos)
Como machos e fêmeas dividem o resultado final, teremos 50% de fêmeas com olhos vermelhos, 25% de machos com olhos vermelhos e 25% de machos com olhos brancos.
QUESTÃO 6
RESPOSTA:
a) Segundo Lamarck, o ambiente influencia a mudança física e o uso contínuo de determinado órgão estimula o seu desenvolvimento. Dessa forma, de tanto viverem em árvores esses insetos desenvolveram estruturas físicas adaptadas ao habitat em que vivem.
b) Segundo Darwin, existem variações morfológicas dentro de uma mesma espécie. Os insetos que apresentam uma semelhança maior com as árvores, não são predados por terem uma melhor camuflagem. Sendo assim, o ambiente selecionou o mais aptos para esse habitat.
QUESTÃO 7
RESPOSTA:
QUESTÃO 8
RESPOSTA:
Plasmodium sp: Alojam-se nas hemácias e nos hepatócitos do hospedeiro vertebrado (intermediário) e nas glândulas salivares e intestino dos insetos (Anopheles sp), hospedeiro definitivo. No inseto é necessário que o protozoário primeiro atinja o intestino para conseguir nutrientes e depois presentes nas glândulas salivares para que seja disseminado e assim completar seu ciclo.
Taenia saginata: Aloja-se na musculatura do gado sob a forma de cisticerco que é o hospedeiro intermediário e no intestino delgado do hospedeiro definitivo (homem). Na musculatura do gado o verme adquire o aporte suficiente de oxigênio e nutrientes. No intestino delgado humano, encontra um habitat ideal para seu desenvolvimento devido a oferta de nutrientes e disseminação dos seus ovos pelas fezes do hospedeiro.
QUESTÃO 9
REPOSTA:
Ocorre uma não disjunção na anáfase da meiose. Essa não separação faz com que os cromossomos do par 21 migrem juntos para a mesma célula, formando um gameta com um cromossomo a mais.
QUESTÃO 10
RESPOSTA:
a) Conjunto das atividades realizadas por um organismo num determinado habitat. Habitat: local em que vive um determinado organismo.
b) Conhecendo a biologia da espécie, como seu habitat natural, relações ecológicas entre as espécies, eventos climáticos locais e sua capacidade reprodutiva, pode-se prever o impacto da colonização dessa espécie se introduzida em um novo ambiente.
COMENTÁRIO GERAL: Prova bem elaborada e abrangente. Abordou diversos assuntos esperados que não foram cobrados na primeira fase, como Ecologia e Genética. Algumas questões necessitaram de um conhecimento mais técnico e profundo, porém dentro do conteúdo programático de ensino médio.
